Uma necessidade: a perfeição

Absolutamente irreparável a atuação do Real Madrid hoje no Santiago Bernabéu. É verdade que o Borussia Dortmund vinha com desfalques importantes, que lhe tiraram força, mas isso não diminui em nada o brilho da vitória madrilenha - Marcelo e Di Maria também não jogaram, lembremos. O time de Carlo Ancelotti pressionou os alemães com voracidade, marcou com extremo rigor, atacou com velocidade e contra-atacou ainda mais rápido. Diante de um adversário que não jogou tão mal quanto o resultado sugere, aplicou um 3 a 0 que dificilmente será revertido na Alemanha.

O impetuoso time de Jürgen Klopp dava a impressão de que poderia surpreender. Atacou no primeiro minuto, assustando o gol de Casillas, mas foi só. Logo aos três, em ótima jogada de Carvajal, Bale fez 1 a 0 e o jogo mudou. Os espanhóis atuavam da intermediária alemã em diante. Uma pressão fortíssima, que ganhava todos os rebotes. Foram 7 conclusões nos primeiros 14 minutos de jogo. Dificilmente o Borussia resistiria nesse ritmo.

E dificilmente o Real Madrid resistiria também: manter aquele nível de atuação exigia muito fisicamente dos atletas, que passaram aos poucos a dar um pouco mais de campo para o Borussia trabalhar a bola. Mas nada que ameaçasse Casillas: o time alemão apenas tinha "permissão" para sair do seu campo defensivo com a bola dominada. Isso dava fôlego e espaço ao time da casa para contra-atacar e jogar no erro alemão. Num desses erros, o armênio Mkhitaryan perdeu a bola no meio, Isco entrou pelo lado esquerdo e chutou rasteirinho, vencendo o ótimo Weidenfeller. Eram já 2 a 0, com apenas 26 minutos de jogo.

A vantagem substancial fez o Real Madrid diminuir o ímpeto. O jogo ficou equilibrado, mas absolutamente controlado pelo time espanhol, que praticamente não correu riscos até o intervalo. No segundo tempo, sim, Jürgen Klopp mandou seu time partir para cima, já que o 0 a 2 não servia. A partir do crescimento do habilidoso Reus, a equipe alemã era bem mais incisiva, e exigia bastante da dupla de zaga madrilenha, que esteve impecável. Pepe foi descomunal, o melhor em campo ao lado de Isco, que soube pouco antes da partida que iria atuar no lugar de Di Maria. E, apesar da pressão alemã, foi o Real Madrid que chegou ao terceiro, aos 11, com Cristiano Ronaldo esbanjando categoria.

O jogo então seguiu com o time alemão no ataque, em busca do gol qualificado que lhe diminuiria bastante a desvantagem, mas sofrendo nos contra-golpes puxados por Bale e Morata. Acabaram prevalecendo as defesas: Pepe e Sérgio Ramos foram perfeitos quase sempre, e Matt Hummels também salvou seu time de uma goleada ainda maior - Weidenfeller também, com algumas defesas espetaculares.

O confronto deste ano é bem diferente daquele da semifinal de 2013, quando as equipes chegavam em igualdade de condições. O Real Madrid cresceu neste ano que passou, o Borussia Dortmund perdeu força, e portanto o favoritismo agora era mesmo espanhol. O 3 a 0 é uma vantagem quase irreversível, e este confronto é o único que parece mesmo encaminhado para uma definição. Uma atuação de encher os olhos do time madrilenho, que se recupera bem das derrotas para Barcelona e Sevilla na liga espanhola e mostra que, apesar desses tropeços recentes, é talvez o time mais preparado para ganhar a Europa em 2014.

FICHA
Liga dos Campeões da Europa 2013/14 - Quartas de final - Jogo de ida
REAL MADRID (3): Casillas; Carvajal, Pepe, Sérgio Ramos e Fábio Coentrão; Xabi Alonso, Modric e Isco (Illarramendi); Bale, Benzema (Morata) e Cristiano Ronaldo (Casemiro). Técnico: Carlo Ancelotti
BORUSSIA DORTMUND (0): Weidenfeller; Piszczek (Schieber), Hummels, Sokratis e Durm; Kehl (Jojic), Sahin, Grosskreutz, Mkhitaryan (Hofmann) e Reus; Aubameyang. Técnico: Jürgen Klopp
Local: Santiago Bernabéu, Madrid (ESP); Data: quarta-feira, 02/04/2014, 15h45; Árbitro: Mark Clattenburg (ING); Público: 70.089; Gols: Bale 2 e Isco 26 do 1º; Cristiano Ronaldo 11 do 2º; Cartão amarelo: Kehl, Reus e Grosskreutz; Melhor em campo: Isco; Nota do jogo: 9

NÚMEROS
Chances de gol: Madrid 12 x 8 Dortmund
Finalizações: Madrid 18 x 13 Dortmund
Escanteios: Madrid 6 x 7 Dortmund
Impedimentos: Madrid 1 x 1 Dortmund
Faltas cometidas: Madrid 7 x 9 Dortmund
Desarmes: Madrid 24 x 27 Dortmund
Passes errados: Madrid 36 x 31 Dortmund
Posse de bola: Madrid 57% x 43% Dortmund
Análise: os números mostram uma partida bastante aberta. Foram 20 chances de gol, 31 finalizações e apenas 16 faltas cometidas.

PAINEL TÁTICO

Comentários