Só o 100% salva

A vida do Cruzeiro na Libertadores se complica um pouco mais a cada semana. Nesta terça, o único resultado realmente ruim para o time mineiro acabou acontecendo. Os 2 a 0 aplicados pelo Defensor sobre o Real Garcilaso fora de casa não apenas complicam demais a vida da Raposa na competição como também escancaram um fato: foi a derrota em Cuzco, até mais do que empate cedido para o Defensor no último Mineirão, o resultado mais comprometedor para o campeão brasileiro nesta Libertadores. Tanto os uruguaios como a Universidad de Chile ganharam do fraco Garcilaso nas alturas peruanas, o que tem feito a diferença em favor deles no Grupo 5.

O Cruzeiro já não depende apenas de si para obter a classificação. Mesmo com duas vitórias nos dois jogos que restam, pode ser eliminado pelo saldo de gols. O que classificará o time mineiro certamente é uma vitória em Santiago e uma goleada sobre o Garcilaso em Belo Horizonte. Porém, se não ganhar da Universidad de Chile nesta quinta, o time de Marcelo Oliveira será eliminado da Libertadores com uma rodada de antecipação, o que seria um vexame histórico, dadas as circunstâncias em que a equipe chegou ao torneio e ao fato de o grupo não ser teoricamente tão difícil assim.

O Flamengo vive situação tão complicada quanto. Se perder hoje em Guayaquil para o Emelec, estará eliminado. Um empate obrigará o time a vencer o León no Maracanã na semana que vem. Porém, com estes quatro pontos, os cariocas estarão classificados. Difícil é obter esse pontinho no Equador, onde o Flamengo caiu em 2012 e foi eliminado logo na fase de grupos.

Mais tranquilos
Veremos como o Grêmio reagirá hoje à noite em Medellín após perder o Gre-Nal de forma inesperada no domingo passado, em plena Arena. Uma nova derrota para o Atlético Nacional pode gerar um início de crise, um princípio de desconfiança sobre o potencial da equipe, mas não comprometerá as chances de classificação, que seguirão sendo boas: o Tricolor entraria, neste caso, em 3º lugar na última rodada, fora da zona das oitavas, mas uma vitória simples sobre o time reserva do Nacional uruguaio em Porto Alegre lhe dará a vaga sem depender de qualquer outro resultado. Empate ou vitória hoje são classificação garantida. A situação é cômoda.

Já o Botafogo depende só de si para dizer se sua situação é confortável ou não: batendo a Unión Española no Maracanã, confirma a vaga por antecipação. Empatando ou perdendo, terá de obter pontos em Buenos Aires contra o San Lorenzo. Viraria drama. O jogo de hoje, 20:45, é decisivo.

A menos brasileira?
Dos 6 brasileiros que estão na Libertadores, dois têm classificação encaminhada (Atlético-MG e Grêmio), dois estão em vantagem mas ainda com dureza para confirmar (Atlético-PR e Botafogo) e dois estão em situação difícil (Flamengo e Cruzeiro). Alguém lembra da última vez que menos de três brasileiros chegaram entre os 16 melhores da América do Sul? Foi em 2002, quando Atlético-PR e Flamengo caíram na fase de grupos, enquanto Grêmio e São Caetano avançaram.

Comentários