O velho Cruzeiro

O Cruzeiro fez o que mandava a cartilha. Uma cartilha de sobrevivência, por sinal. Bateu a Universidad de Chile com a autoridade de quem é o campeão brasileiro, uma autoridade que andava esquecida diante de tantas atuações abaixo da média nesta Libertadores. Em menos de 40 minutos definiu a parada em Santiago, impediu sua desclassificação antecipada, e o melhor: ficou muito perto da vaga.

É verdade que o time mineiro está em 3º lugar, mas neste ponto da competição é preciso ir além na análise e levar em consideração quais os jogos da última rodada. Neste caso, é fácil verificar que uma vitória por 2 a 0 sobre o eliminado Real Garcilaso no Mineirão dará, com 99% de certeza, à Raposa a vaga nas oitavas, independente de o que ocorrer em Defensor x La U, o jogo de Montevidéu. Um 3 a 0, placar completamente possível também, classifica o Cruzeiro com garantia total. O time chileno, freguesaço da Raposa, é que ficou distante das oitavas com o fracasso de ontem.

O rival Atlético-MG, por sua vez, segue sem empolgar, mas confirmou ontem sua vaga nas oitavas com um empate em 1 a 1 com o Santa Fé, semifinalista de 2013 que está muito próximo de ser eliminado logo na fase de grupos. Abaixo, a situação de cada chave para a última rodada.

Grupo 1
Terça, 19h45: Vélez x Universitario, The Strongest x Atlético-PR
Com 12 pontos, o Vélez está classificado e buscará uma vitória em casa sobre o lanterna Universitario para tentar obter a liderança geral da primeira fase. O jogo quente mesmo será o de La Paz. O Atlético-PR joga por um empate para se classificar. Se perder, o Strongest se classifica.

Grupo 2
Quarta, 22h: Unión Española x Independiente del Valle, San Lorenzo x Botafogo
Classificada por antecipação, a Unión Española garante a liderança da chave com uma vitória. Se empatar ou perder, será líder só se o Botafogo não vencer. O Fogão se classificará empatando em Buenos Aires, desde que o Independiente não goleie os chilenos fora de casa. Para o time equatoriano, a vaga só virá com vitória, e o time ainda dependerá do saldo de gols - se o Botafogo ganhar, estará eliminado. O San Lorenzo precisa vencer o Botafogo por diferença superior a uma possível vitória dos equatorianos sobre os chilenos.

Grupo 3
Terça, 22h: Cerro Porteño x Deportivo Cali, O'Higgins x Lanús
Lembram do grupo do Grêmio em 2007? A situação é idêntica. Serão dois jogos em mata-mata na última rodada, na prática: quem vencer se classifica, quem perder está fora, e não há relação ou paralelismo entre os jogos. O que ocorrer em Assunção independe em termos de vaga do que ocorrer em Rancágua. Lanús e Cerro Porteño têm a vantagem do empate.

Grupo 4
Quinta, 17h30: Atlético-MG x Zamora, Nacional-PAR x Santa Fé
Classificado, o Atlético-MG confirmará a liderança se empatar. O Zamora se classifica vencendo. Se empatar, torce para que o Santa Fé não vença o Nacional paraguaio. Perdendo, precisa de um empate na partida de Assunção. Aos colombianos, uma vitória em Assunção deve ser o bastante para a classificação - só uma vitória do Zamora em Belo Horizonte os eliminaria. O time paraguaio é o que está em situação mais delicada: só passa se vencer por dois de gols de diferença e o time venezuelano perder em Minas. Se o Zamora empatar, só uma goleada de 4 a 0 o classifica.

Grupo 5
Quarta, 22h: Cruzeiro x Real Garcilaso, Defensor x Universidad de Chile
O Defensor passará com um empate, e só perderá a liderança do grupo, neste caso, se o Cruzeiro golear o Real Garcilaso. Para La U, uma vitória será o bastante para a classificação - em caso de empate, só um improvável empate em casa do Cruzeiro lhe daria a vaga. O time mineiro, vencendo por 2 a 0, garante a vaga - se ganhar por diferença mínima, ainda assim pode passar, desde que os chilenos não vençam em Montevidéu.

Grupo 6
Quinta, 22h: Grêmio x Nacional-URU, Newell's Old Boys x Atlético Nacional
O grupo da morte se encerrará com uma decisão e um amistoso de luxo. Em Rosário, Newell's e Atlético Nacional devem travar uma árdua batalha pela vaga que resta, com vantagem do empate para os argentinos. Em Porto Alegre, o Grêmio joga pela liderança contra os reservas do Nacional uruguaio - um empate garante o título do grupo aos gaúchos. A situação gremista é tão confortável que, já classificado, o time poderá escolher seu adversário nas oitavas, se quiser, já que este será o último jogo da fase de grupos.

Grupo 7
Quarta, 19h45: Flamengo x León, Bolívar x Emelec
Outro grupo completamente enroscado, mas com jogos que independem entre si devido às circunstâncias. O líder Bolívar tem a situação mais cômoda. No caso, precisa só de um empate com o Emelec para seguir adiante - os equatorianos, com vitória, se classificam. O León também depende um pontinho só, mas contra o Flamengo, e no Maracanã - se perder, está eliminado. O Fla só passa adiante com vitória.

Grupo 8
Quinta, 19h45: Peñarol x Deportivo Anzoátegui, Arsenal Sarandí x Santos Laguna
Dois amistosos de luxo. O de Montevidéu não vale absolutamente nada. Na Argentina, ainda há uma disputa pela liderança do grupo. O time mexicano tem a vantagem. Outro atrativo para o Santos Laguna é a possibilidade de ser o líder geral da primeira fase, o que só uma vitória deverá lhe dar.

Os confrontos das oitavas até agora
Santos Laguna x Cerro Porteño
Lanús x Arsenal Sarandí
Defensor x León
Atlético-MG x Newell's Old Boys
Vélez Sarsfield x Botafogo
Bolívar x Atlético-PR
Grêmio x Zamora
Unión Española x Universidad de Chile

O que o meu simulador mágico marcou
Vélez Sarsfield x Zamora
Cerro Porteño x Newell's Old Boys
Unión Española x Flamengo
Atlético-MG x The Strongest
Santos Laguna x San Lorenzo
Bolívar x Cruzeiro
Defensor x Arsenal Sarandí
Grêmio x Lanús

Comentários

Sancho disse…
Eu pouparia os titulares para quinta.
Sancho disse…
Na quinta. Pouparia na quinta.
Vicente Fonseca disse…
Eu não pouparia na quinta, nem no domingo. Há uma semana para trabalhar e os dois jogos são aqui. O que dá para fazer, acho, seria fazer algum teste (Jean Deretti, Alán Ruiz, etc.).

Isso é o que EU faria. Porém, pelo que o Enderson vem fazendo, vai ser time completo nos dois jogos. Se contra o São Paulo de Rio Grande num campo horrível, com o time classificadíssimo, foi o time principal, contra o Nacional na Arena também vai ser.
Sancho disse…
Eu pouparia. Eu teria dosado mais os jogadores. Enderson já provou que colocará os XI de sempre.