Missão possível

Fazer dois gols de diferença em cima do San Lorenzo não será fácil, mas também é tarefa longe de ser impossível ou inédita. Reverter um placar de 1 a 0 jogando em casa é algo que o Grêmio já conseguiu algumas vezes em sua história. A hora é de relembrar quando deu e quando não deu certo a tentativa de reversão. Primeiro, trazemos as tentativas de reversões em torneios grandes que tinham saldo qualificado no regulamento, como a Libertadores de agora.

Copa do Brasil 2001: na segunda fase da campanha do tetra, o Grêmio levou 1 a 0 do Santa Cruz em Recife. No Olímpico, venceu por 3 a 1 e seguiu adiante na competição.

Copa do Brasil 2006: pela segunda fase, o Tricolor encarou o 15 de Campo Bom. Perdeu por 1 a 0 fora, devolveu o placar no Olímpico, mas caiu nos pênaltis.

Libertadores 2007: o Tricolor perdeu por 1 a 0 para o São Paulo no Morumbi, pelas oitavas de final. No Olímpico, fez o 2 a 0 que lhe classificou diretamente às quartas de final.

Libertadores 2013: diante da LDU do mesmo Edgardo Bauza de hoje à noite, o Grêmio perdeu por 1 a 0 em Quito, devolveu o placar no primeiro jogo oficial da história da Arena e bateu os equatorianos dramaticamente, nos pênaltis.

Copa do Brasil 2013: nas oitavas de final, o Grêmio levou 1 a 0 do Santos na Vila Belmiro, mas fez 2 a 0 na Arena e seguiu na competição. Nas semifinais, a história foi outra: a equipe gaúcha perdeu pelo placar mínimo para o Atlético-PR em Curitiba e não saiu do 0 a 0 em Porto Alegre, sendo eliminada de forma melancólica em casa.

Ao todo, portanto, o Grêmio teve quatro reversões bem sucedidas de 1 a 0 sofrido como visitante com saldo qualificado no regulamento, contra duas mal sucedidas. O aproveitamento é ótimo, de 66,7%.

Há, ainda, casos em que a desvantagem do jogo de ida obrigavam ao menos uma vitória por 2 a 0 em casa para que o Tricolor obtivesse a classificação, mesmo sem saldo qualificado em muitas delas.

Brasileiro 1990: São Paulo 2 x 0 Grêmio, Grêmio 1 x 0 São Paulo - Grêmio eliminado
Copa do Brasil 1996: Palmeiras 3 x 1 Grêmio, Grêmio 2 x 1 Palmeiras - Grêmio eliminado
Brasileiro 1996: Portuguesa 2 x 0 Grêmio, Grêmio 2 x 0 Portuguesa - Grêmio campeão brasileiro
Libertadores 1997: Cruzeiro 2 x 0 Grêmio, Grêmio 2 x 1 Cruzeiro - Grêmio eliminado
Copa do Brasil 1998: São Paulo 2 x 0 Grêmio, Grêmio 0 x 2 São Paulo - Grêmio eliminado
Sul-Americana 2004: Inter 2 x 0 Grêmio, Grêmio 2 x 1 Inter - Grêmio eliminado
Libertadores 2007: Defensor 2 x 0 Grêmio, Grêmio 2 (4) x 0 (2) Defensor - Grêmio classificado

Nestas sete oportunidades, o Grêmio se classificou em duas e foi eliminado em cinco.

Há, ainda, três episódios em que o time gaúcho perdeu por um gol de diferença fora de casa no jogo de ida pela extinta Supercopa. O Tricolor se deu melhor em todas: em 1988 diante do Boca, em 1989 contra o River e em 1993 contra o Peñarol. Pela Libertadores, o Grêmio foi eliminado em situação semelhante pelo Olímpia, em 2002, mas derrotou o Guaraní-PAR em 1997, ambas nos pênaltis.

Comentários

Kleiton disse…
"Nestas seis oportunidades, o Grêmio se classificou em duas e foi eliminado em cinco"

Rolou um probleminha no cálculo aí, amigo... heheheh

Vai ser difícil hoje, mas vamos torcer!

Abraços
Vicente Fonseca disse…
Bah, Kleiton, eu olhei o erro e achei que tinha corrigido a tempo de ninguém perceber, mas pelo visto fracassei. Hahah.

Abraço!