A mais boliviana das Copas

A Bolívia está perto de um momento histórico: colocar dois representantes juntos nas quartas de final da Libertadores. Isso jamais aconteceu antes, e pode representar, possivelmente, o maior momento do futebol do país desde a participação na Copa do Mundo de 1994. O Strongest está perto de ficar entre os oito melhores da América após bater o Defensor, na ida, em La Paz, por 2 a 0. E o Bolívar, com o empate em 1 a 1 com o León, ontem, no Hernando Siles, voltou a esta condição após 14 anos de ausência das quartas de final.

A equipe celeste mostrou mais uma vez a sua força. Depois de ser líder de um grupo complicado, o Bolívar voltou a enfrentar o León, adversário da fase inicial, nas oitavas. Em quatro jogos contra o técnico time mexicano, não perdeu nenhum (o Flamengo perdeu os dois, lembremos). E não tem nada de altitude, não: a única vitória foi no próprio México. Na partida de ida das oitavas, em León, houve empate em 2 a 2. Em La Paz, o time visitante abriu o placar com o ótimo ponteiro Arizala, no começo do jogo, mas o Bolívar não se abalou e, com personalidade, chegou ao empate ainda no primeiro tempo, através de Eguino. Pegará agora Lanús ou Santos Laguna, que definem o confronto hoje à meia-noite, no México.

Hoje, além de San Lorenzo x Grêmio, outros dois jogos abrem seus confrontos de oitavas. Em Medellín, o Atlético-MG terá uma noite de dificuldades diante do Atlético Nacional, em um confronto em que os mineiros levam um favoritismo apenas tênue. Em Assunção, o Nacional-PAR tentará surpreender o favorito Vélez. Noite cheia de Copa.

Anil brilhante
O Novo Hamburgo se junta a Caxias, Juventude, 15 de Novembro, São Gabriel e Esportivo no grupo de times do interior gaúcho que conseguiu passar da primeira fase na história da Copa do Brasil. E a classificação veio sem deixar dúvidas. O Anilado esteve sempre à frente do placar contra o Joinville, vice-campeão catarinense e integrante da segunda divisão nacional. Ganhou por 1 a 0 no Vale e só não venceu em Santa Catarina devido a um pênalti nos descontos, que encerrou o placar em 2 a 2. Como abriu o placar cedo fora de casa, o Noia jamais esteve realmente ameaçado de eliminação. Uma grande classificação.

Comentários

Diego disse…
Oi, Vicente;

Acabo de ler no "globoesporte.com" que o Gremio pode entrar hoje com Leo Gago no lugar do Edinho. Qual sua opiniao sobre isso? Nao seria melhor recolocar o Edinho na zaga, que estah desfalcada? Ando desconfiado das escolhas do Enderson ultimamente,

Abraco!
Vicente Fonseca disse…
Diego, se o Léo Gago entrar será no lugar do Wendell, na lateral, já que o Breno é muito inexperiente. Como volante, duvido muito que isso aconteça.

Acho o Edinho uma opção interessante na zaga. É um jogador alto, que já jogou bem ali no Inter (em 2004), e melhoraria um pouco a bola aérea defensiva, que tem sido um dos grandes problemas do Grêmio. Porém, acho que o Enderson não vai fazer isso, pois mexeria também no meio de campo habitual. Seria inventar demais numa hora em que simplificar é mais do que necessário.

Aposto que o Edinho joga. Gostaria que o Luan também começassem, mas acho que ele entra com o Zé Roberto de titular.

Abraço!
Vicente Fonseca disse…
Só corrigindo:

"...gostaria que o Luan também COMEÇASSE..."