O jogo escondido que dá pistas a Abelão

O fato de um jogo entre um time reserva do Internacional contra o Esportivo, em Novo Hamburgo, por uma sexta-feira de Carnaval, é uma derrota do Campeonato Gaúcho. Nosso estadual precisou diminuir datas em 2014, mas a antecipação do confronto nos sugere que ele segue inchado. Trata-se mais de um incômodo que de uma partida de futebol o que ocorreu ontem no Estádio do Vale. Mas, para Abel Braga, pode ter sido um encontro útil, se ele estiver disposto a encarar o Gauchão como um teste para o que vem por aí na temporada.

A principal pista que Abelão deve tirar é que Alan Patrick pede passagem. Quarta, contra o Brasil, os titulares penaram para criar chances de gol. O Inter foi lento e previsível. Alan Patrick quebra esse ritmo vagaroso com dribles verticais, passes precisos e bons chutes de longe, como o do terceiro gol nos 3 a 0 de ontem, fazendo até mesmo o insosso Alex jogar bem. É imperioso que ele ou Otávio, ou ambos, passem a atuar com regularidade desde o início. Alex e Jorge Henrique pouco têm a oferecer senão a experiência. No momento, são opções inferiores, e que estão rendendo menos.

Outro sinal: o 4-1-4-1 precisa ser repensado antes que seja colocado em prática contra rivais mais fortes. Quarta-feira, o Brasil contra-atacou como quis no Beira-Rio, e só não ganhou porque perdeu gols demais. Ontem, o Esportivo igualmente recuperava a bola em seu campo de defesa e encontrava um latifúndio para seguir adiante e surpreender o Colorado. Devido à sua fragilidade, mal conseguiu concluir. Mas o fato de não ter sofrido gols nestes dois confrontos não pode esconder esse problema. Em 2013, aconteceu bem parecido.

Titulares em Rio Grande
Segue o plano de Enderson Moreira de ir com titulares sempre que possível. A estratégia ajuda o Grêmio a se firmar cada vez mais como time, mas talvez pudesse ser repensada para o Aldo Dapuzzo, por um simples motivo: o gramado problemático do estádio do São Paulo-RS. Gramados ruins chamam lesões. E tudo o que o Tricolor não precisa é de problemas físicos com seus atletas neste momento de crescimento e afirmação - embora, claro, lesões graves possam até ocorrer em treinamentos. Até mesmo um empate classifica o Grêmio para os mata-matas, e aí, quem sabe, as forças possam ser dosadas nas três rodadas finais desta monótona primeira fase.

Comentários

Sancho disse…
Como eu tinha dito há um mês atrás, acho que o Grêmio exagera com a utilização dos titulares. Tudo bem que a gurizada não foi bem (basta comparar com o Inter), mas o São Paulo é o 14º colocado.
Vicente Fonseca disse…
Acho que nas 3 rodadas finais isso fatalmente vai acontecer. A Libertadores começa a decidir a primeira fase, e a classificação no Gauchão deve ser assegurada hoje mesmo. Não fará mais tanta diferença escalar os titulares em termos de classificação.