Madrizou

A derrota do Barcelona para o Valladolid, ontem, abriu caminho para os times de Madrid dominarem a temporada do Campeonato Espanhol. O resultado segurou o time de Messi e Neymar nos 63 pontos, já na 3ª colocação, pois o Atlético Madrid bateu o Celta em Vigo por 1 a 0 e subiu a 64. Pior: se o Real Madrid derrotar hoje o modesto Levante no Santiago Bernabéu, tarefa nada impossível, vai a 67. Estará fora do alcance, portanto.

Ainda assim, o Campeonato Espanhol é um dos poucos da Europa que está longe de uma definição. A disputa equilibrada entre os agora três grandes é intensa. O renascimento do Atlético Madrid deu um novo gás à liga dos campeões mundiais. É de longe a disputa mais parelha deste ano, mais até do que as equilibradas Holanda, Inglaterra e Portugal. E situação bem diferente da que vive a Itália, a França e a Alemanha, por exemplo.

Na terra germânica, outrora a mais parelha e interessante do Velho Continente, a superioridade do Bayern München é constrangedora, e inclua-se o Borussia Dortmund nesta conta. Ontem, o time de Pep Guardiola chegou ao recorde 16 vitórias seguidas, batendo o Wolfsburg, que tem a boa 5ª colocação, por 6 a 1. Fora de casa. São 68 pontos ganhos em 72 disputados, e incríveis 23 pontos de vantagens para o Dortmund, vice-líder. A disparidade é facilmente verificada também em termos europeus. O Schalke 04, atual 4º colocado, não fez frente ao Real Madrid e tomou vexatórios 6 a 1 em casa pelas oitavas da Liga dos Campeões. Algo está errado.

Dia para vencer
O jogo contra o Passo Fundo interessa quase nada para o Grêmio, exceto por um motivo: o time não vence há três rodadas pelo estadual. Não se trata de uma crítica ao trabalho de Enderson Moreira. O desempenho tricolor não está sendo colocado em xeque porque o time deixou de vencer jogos insignificantes contra São Paulo-RS, Cruzeiro e São Luiz, mas sequências ruins pelo Gauchão são sempre incômodas. É preciso ganhar para encorpar de novo o time para a partida com o Newell's, essa sim importante. O time argentino enfiou 4 a 1 no Vélez, durante a semana, pelo campeonato nacional. Virá embalado.

Dia para Ygor
Abelão se mostra tacanha em seus arroubos ofensivistas. Não abrirá mão do esquema com apenas um volante, mesmo sendo ele Willians, um jogador que parece ter tique nervoso, que não sabe guardar posição à frente da defesa. Contra o São José, não admitiu o óbvio: que a formação deixou o time vulnerável e quase causou a derrota. A volta de Ygor, porém, é uma esperança. Será seu primeiro jogo desde o início, hoje, contra o Aimoré. Eis um volante que sabe jogar fixo e pode ser o cão de guarda de que o Inter tanto precisa. O diabo é confiar em um jogador que volta e meia se lesiona com gravidade.

Enfim, um jogo quente
Corinthians x São Paulo é o único jogo realmente quente pelos estaduais neste domingo. Um clássico que reúne um Tricolor classificado de um lado, e um Timão em ascensão, com quatro vitórias seguidas, e precisando da vitória para se manter vivo, de outro. Um resultado positivo coloca o Corinthians na zona de classificação para a próxima fase do Paulistão.

Comentários