Guia para a última rodada

O Gauchão é inchado, a fórmula é insossa, a Dupla Gre-Nal perde o interesse rapidamente com a classificação de 8 equipes à segunda fase. Tudo isso é verdade. Mas também é verdade que 13 das 16 equipes do estadual chegam a esta última rodada do estadual disputando algo. E em todos os confrontos deste domingo ao menos um dos times tem interesse no resultado. Abaixo, o que cada um precisa para atingir seus objetivos.

Internacional (35 pontos, 11 vitórias, saldo 18): com 35 pontos, já é o líder geral da primeira fase e não tem nada a fazer. Sempre decidirá todos os mata-matas em casa, aconteça o que acontecer.

Grêmio (26, 7, 12): a primeira briga do tricolor é com o Brasil. Quem fizer mais pontos nesta rodada e nas quartas de final decidirá a semifinal em casa, e evitar o Bento Freitas é sempre uma boa. Com o Caxias, o Tricolor briga pela liderança do grupo. A garantirá se bater o Pelotas. Em caso de empate, tem de secar os grenás.

Brasil (26, 7, 11): já tem a vice-liderança garantida no Grupo A. Briga com o Grêmio pela segunda melhor campanha, para decidir em casa uma possível semifinal.

Caxias (24, 7, 6): tenta tirar do Grêmio a liderança do Grupo B. Precisa para isso derrotar o Novo Hamburgo em casa e torcer para o Pelotas conseguir o milagre de ao menos empatar com o Tricolor no Vale.

Veranópolis (22, 5, 4): classificado, tentará ao menos um empate no Bento Freitas para evitar um confronto com o Grêmio nas quartas de final.

Novo Hamburgo (20, 5, -1): classificado, tentará ao menos um empate no Centenário para evitar um confronto com o Inter nas quartas de final. Se perder, mantém o 3º lugar caso o Cruzeiro não derrote o São Luiz no Vieirão.

Juventude (19, 5, 0): se ganhar fora do Aimoré se classifica. Empatando, só perderá a vaga se o São José golear o Esportivo em Bento por 3 a 0. Perdendo por até dois gols de diferença, se classifica se São José e Lajeadense não vencerem Esportivo e Inter. Perdendo por 3 a 0 ou mais estará eliminado.

Cruzeiro (18, 4, -5): garante a vaga se ganhar do São Luiz em Gravataí. Empatando, torce para que o São Paulo não vença o Passo Fundo fora de casa. Perdendo, só passa se o time de Rio Grande também perder. Se ganhar e o Novo Hamburgo perder, evita o confronto com o Inter nas quartas.

São Paulo (17, 4, -1): se classifica se vencer o Passo Fundo fora e o Cruzeiro não vencer o São Luiz em casa. Se empatar, só passa se o Cruzeiro perder. Se perder, ou se o Cruzeiro vencer, estará eliminado.

São José (17, 4, -3): se vencer o Esportivo em Bento por 3 a 0, garante vaga em caso de um empate do Juventude. Se vencer por um ou dois gols de diferença, só passa em caso de derrota do Ju para o Aimoré. Empatando ou perdendo, estará eliminado.

Lajeadense (16, 4, 0): só se classifica vencendo o Inter e torcendo por derrota do Juventude e no máximo um empate do São José. Com qualquer outra combinação estará fora.

Aimoré (16, 4, -6): se não fizer ao menos 3 a 0 no Juventude estará eliminado. Se conseguir aplicar esta diferença, precisa torcer para que São José e Lajeadense não vençam. Se o Lajeadense ganhar do Inter, terá de fazer 7 a 0 no Ju e secar o Zequinha.

Esportivo (13, 3, -9): escapa do rebaixamento com vitória ou empate em casa diante do São José. Se perder, só cai se o São Luiz ganhar do Cruzeiro fora de casa.

São Luiz (10, 2, -8): só escapa da queda se ganhar do Cruzeiro e o Esportivo perder para o São José.

Pelotas e Passo Fundo: já rebaixados, cumprem tabela contra Grêmio (fora) e São Paulo (casa), respectivamente.

Comentários