Alternativas ofensivas

A noite reserva confrontos dos grandes contra os pequenos porto-alegrenses pelo Gauchão. Para Cruzeiro e São José, são duelos fundamentais em suas lutas pela classificação, mas para a Dupla Gre-Nal os pontos são o que menos importa. A noite é de usar titulares e ver como as equipes principais se saem sem alguns de seus principais jogadores, que estão convocados por suas respectivas seleções nacionais.

No caso do Inter, Abel Braga não terá o chileno Aránguiz. A opção mais lógica indicaria um volante em seu lugar, e o teste de uma equipe com dois centromédios, algo que o Colorado ainda não experimentou em 2014. Mas não: Abelão, apesar de ter sido um bom zagueiro nos tempos de jogador, adora iniciar seus projetos com arroubos ofensivistas. Fará mão de Alan Patrick, jogador de característica bem mais ofensiva que o chileno. Pode funcionar para hoje, mas é um erro estratégico.

Não por culpa de Alan Patrick, pelo contrário. O rapaz anda merecendo a titularidade, e Abel pode escolher quem tirar, se Alex ou Jorge Henrique - este último o meu favorito a deixar o time. Alan Patrick no time é um acerto, mas não na vaga de Aránguiz. A formação de hoje raramente terá condições de entrar em campo no decorrer da temporada, contra times mais fortes, por não ter qualquer sustentação defensiva. Pode funcionar hoje, contra um adversário fraco, mas é um teste vazio em termos de futuro.

No caso do Grêmio, Enderson Moreira atenderá o desejo de alguns torcedores: tira um volante e coloca em campo Dudu, jogador de começo promissor em seu início de trajetória pelo Tricolor. É um teste mais fundamentado que o de Abelão: o Grêmio tem um time titular definido, e ele é suficientemente resguardado e equilibrado. Não há mal algum em testar uma formação mais ofensiva, para situações específicas que possam ocorrer durante a temporada. Esse 4-3-3, com Luan, Barcos e Dudu já até entrou em campo e foi muito bem nos 3 a 0 sobre o Novo Hamburgo. Trata-se de uma tentativa plenamente saudável, desde que ninguém se engane, achando que este time mais aberto é superior ao que vem dando liga na Libertadores. Até porque Riveros é, provavelmente, a peça mais importante do meio-campo gremista.

Dia de Copa
Aránguiz e Riveros não jogam hoje pelos clubes da Capital por um motivo simples: hoje não deveria ser dia de Gauchão, afinal, todas as 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo entram em campo. Como nosso calendário segue caótico, os clubes brasileiros penam para formar equipes sem algumas de suas principais estrelas.

Entre os destaques do dia estão Romênia x Argentina (16:00), Alemanha x Chile (16:45), França x Holanda (17:00), Espanha x Itália (18:00) e, claro, África do Sul x Brasil (14:00).

Comentários