A hora do funil

Pouco adiantou diminuir o tamanho dos estaduais. O Gauchão segue inchado e precisando reduzir datas. Dois fatos comprovam isso facilmente. Primeiro, o jogo entre Caxias e Passo Fundo, o único dentre todos os dez principais estaduais do país a ocorrer no domingo de Carnaval. E, segundo, a maratona que o Grêmio enfrentará nos próximos dias. Isso sem falar no fato de o Inter ter jogado quarta e sexta-feira da semana passada.

E que time Enderson Moreira escalará nestas dez partidas que vão de 1º de março a 2 de abril? Certamente será preciso dosar forças nesse começo de mês. A segunda quinzena de março reservará jogos decisivos do estadual em concomitância com as últimas partidas da fase de grupos da Libertadores. Para não perder seus atletas por lesão ou desgaste, o Tricolor precisará colocar o pé no freio em ao menos três dos quatro jogos desta reta final da insossa primeira fase do Gauchão.

Quarta, contra o Cruzeiro-RS, a tendência é de titulares. Há folga de quatro dias entre o jogo em Rio Grande e o de Gravataí, que é uma cidade ao lado de Porto Alegre. Porém, para o jogo de sexta (jogos na sexta-feira são aberrações que já viraram comuns no Gauchão), na longínqua Ijuí, levar qualquer titular é temeridade. O Grêmio já estará matematicamente classificado, ainda por cima. Domingo, em casa, diante do Passo Fundo, um ou outro titular até pode entrar em campo, dependendo de suas condições físicas. E dê-lhe time completo na quinta, dia 13, contra o Newell's.

Dia 16, em casa, contra o Pelotas, pela última rodada da primeira fase do Gauchão, é outra partida para poupar o time principal, pois ela de nada valerá. Na quarta, dia 19, há uma dureza das brabas contra o Newell's, em Rosário. Como se não bastasse isso, dias 23, 26 e 30 há jogos decisivos pelo estadual - quartas, semifinal e a primeira partida da decisão, caso o time vá se classificando. Para piorar, três dias depois do primeiro jogo da final, há um duríssimo confronto do outro lado da América do Sul, em Medellín, contra o forte Atlético Nacional. Só então haverá uma folga: dia 6 de abril, com a reinauguaração do Beira-Rio, o Gauchão para.

Olhando para esta assustadora sequência de jogos complicados, empilhados e decisivos, fica claro que Enderson Moreira fez bem em escalar titulares sempre que possível nos meses de janeiro e fevereiro pelo estadual. Afinal, deu ritmo de jogo a eles e, com sua escalação, garantiu a classificação antecipada, podendo dosar forças agora, quando as partidas de fato começam a se acumular. Agora, falta a segunda parte deste planejamento ser cumprida: saber poupar forças para se concentrar no que realmente importa. Os próximos quatro jogos pelo estadual são de mero cumprimento de tabela.

Comentários