Passo d'Areia, 60ºC



O jogo entre o São José e o time sub-23 do Grêmio foi ótimo. Não, não é ironia: é simplesmente uma constatação diante das circunstâncias. Vimos dois times que tentaram jogar futebol, correram, até criaram chances de gol no segundo tempo mesmo que as condições de jogo fossem as mais absurdas possíveis: um jogo em janeiro, com as duas equipes ainda sem a preparação adequada, num calor de 37ºC, sob o escaldante sol das 17h e, para piorar, num campo sintético, onde a temperatura medida por diversos veículos de comunicação sempre superou a casa de assustadores 60ºC.

Não dá para cobrar muito de nenhum dos dois lados. O São José, mais experiente e mais acostumado com o piso, era de fato o favorito a vencer, e talvez tivesse feito mais de 1 a 0 se a partida fosse disputada em condições normais. O Grêmio até começou bem, em duas ótimas jogadas do centroavante Everaldo que Yuri Mamute e Breno não conseguiram aproveitar. Mas o time da casa, com a velocidade de Jean, Rafinha e Felipe Guedes, além dos bons apoios de Bindé e Brida, logo se impôs e chegou ao gol em seu momento de maior pressão, após falha coletiva da jovem defesa tricolor. Resultado merecido.

Mabília resolveu trazer mais velocidade ao seu time no segundo tempo, mas tirou de campo Everaldo, seu homem mais perigoso da primeira etapa. Ângelo e Everton até fizeram boas jogadas, bem como os habilidosos Luan e Jefferson, mas aí faltava fôlego. Mesmo para quem é jovem, jogar sob essas condições é duro, uma irresponsabilidade até. Tinga nem conseguia mais pisar o chão, tal o grau de suas queimaduras. É quase impossível fazer avaliações a partir de um jogo como esse.

E o "charmosão" começa do pior modo possível: cedo demais no calendário, com jogos em horários totalmente equivocados. Nesta época do ano, é burrice marcar jogos para a tarde, sob sol forte. O jogo fica ruim, a saúde dos jogadores (e de alguns comentaristas) fica prejudicada e o público se afasta ainda mais dos estádios. Ontem, havia meia-dúzia de gatos pingados no Passo d'Areia, todos espremidos na sombra. Puro charme.

Em tempo:
- Grêmio estreará titulares no próximo domingo, na Arena, contra o Aimoré. Serão quatro dias entre o fim do período em Bento e a estreia do time principal.

- A grande surpresa da 1ª rodada foi o São Paulo de Rio Grande. Ótima vitória por 2 a 1 sobre o Juventude, em pleno Alfredo Jaconi. Resultado que pouquíssimos obterão neste campeonato.

Comentários