O pontapé inicial

O futebol da Dupla Gre-Nal em 2014 começa de fato hoje à tardinha, na Arena, quando os titulares do Grêmio farão seu primeiro jogo no ano. Um início até antes do que se previa inicialmente, mas após uma boa pré-temporada e com razoável antecedência para a estreia na Libertadores, para adquirir o ritmo de jogo que Fábio Mahseredjian tanto pedia em Bento Gonçalves. Isso explica a estreia neste 26 de janeiro, bem mais do que uma suposta desconfiança quanto à qualidade do time sub-23.

Ainda não veremos aquele time que Enderson Moreira de fato pensa, nem se pode ainda cobrar toda a dinâmica diferente que ele propõe para o time neste ano. O período de treinos na Serra foi longo e, dizem todos, proveitoso, mas o Grêmio ainda deve se parecer bastante com o time de Renato de 2013, até porque quase todas as peças que jogam hoje estiveram no ano passado. Apenas Edinho estreará, e isso que ele é inicialmente um reserva.

Minha expectativa para este jogo, mais do que de uma grande atuação do Grêmio, o que é difícil, é ver em especial três nomes: Kleber, Maxi Rodríguez e Barcos. O primeiro, pela bela pré-temporada que realizou; o segundo, por ser a grande aposta do ano, aquele de quem se espera algum protagonismo e algo diferente; e o terceiro, por ter comemorado na pré-temporada que teria mais companhia com esta nova forma de jogar - o que acaba com as desculpas para o baixo número de gols marcados.

Tudo começa hoje, contra o valeroso Aimoré.

O primeiro Inter
No gramado do novo Beira-Rio, o primeiro Inter de 2014 deu as caras neste sábado. Um time aberto, como se previa. Os 3 a 0 sobre o Cerâmica são naturais pela diferença entre os times, mas a equipe colorada ainda é vulnerável demais defensivamente e com muitos jogadores baixos, o que dificulta a imposição em jogos encruados.

Comentários

Sancho disse…
Espero que o Grêmio tenha planejado bem a utilização dos guris e dos titulares. Pelos meus clássicos, os titulares jogariam entre seis e sete jogos desta primeira fase (mais os da Libertadores):

São José (f) - S20;
Lajeadense (c) - S20;
Aimoré (c) - T;
Brasil (f) - S20;
Juventude (f) - T;
Veranópolis (c) - S20;
Internacional (c) - T;
Libertadores (f) - T;
Esportivo (f) - S20;
Caxias (f) - T;
Novo Hamburgo (c) - S20;
Atlético Nacional (c) - T
São Paulo (f) - T
Cruzeiro (f) - T
Passo Fundo (c) - S20;
Newell's (c) - T
São Paulo (f) - S20;
Newell's (f) - T

S20 - 8 jogos
T - 10 jogos

O jogo contra o Pelotas, dia 23/3, na Arena, em princípio, eu colocaria os guris.

O problema é que é a última rodada da Fase Regular. Se estivermos disputando vaga ou mando-de-campo, pode-se colocar os titulares; ainda mais se estivermos bem na Libertadores.

Seria uma decisão para se tomar na hora.
Sancho disse…
Pelos meus cálculos, claro. Clássicos... Estou com o Grê-Nal na cabeça já.
Vicente Fonseca disse…
É uma possibilidade bem razoável e bem distribuída essa tua proposta, Sancho.