Vai depender do resto do time

Durante as últimas semanas, quando cogitou-se muito a possibilidade de que Edinho fosse parar no Inter, critiquei aqui e no Carta na Mesa a ideia de repatriamento do volante. Era o típico pensamento mágico: Abel retorna, traz junto Edinho e Sobis, mantém Índio e Alex e 2006 estará de volta. Nunca dá certo esse tipo de coisa. Como o rumor era forte, é surpreendente que Edinho tenha sido anunciado justamente pelo Grêmio, e um dia depois da apresentação de Abelão no Beira-Rio.

O Inter precisa muito mais de volantes do que o Grêmio, que tem no elenco Souza, Ramiro e Riveros, entre outros. Mas vejo Edinho com melhores possibilidade de dar certo na Arena que no Beira-Rio. Primeiro, porque não há o fator "volta ao passado". Mas principalmente porque há no Tricolor um time mais bem consolidado que no Colorado. Isso sempre foi decisivo para que Edinho desse certo onde quer que ele jogasse. Tem muito jogador que é leão de time ruim: Christian, que jogou dos dois lados também, é um bom exemplo, embora tenha ido bem no Inter de 1997. Outros costumam oscilar o seu desempenho de acordo com o rendimento da equipe. É o caso de Edinho, e por um simples motivo: ele é, e sempre foi, apenas um esforçado coadjuvante.

Assim, dependerá muito de como estará o time em 2014 para sabermos como será a contribuição de Edinho. Num time time encaixado, organizado, sempre foi um volante firme, que alternava desarmes com faltas úteis e passes para o lado, dando a bola para quem sabe armar. Em times ruins, como o Inter de 2007 ou o Fluminense de 2013, muito mais atrapalha que ajuda. Como tem muita vontade, tenta fazer as vezes de meia, de lateral, de ponta, de atacante Tenta estar em todos os espaços, tapar todos os buracos. Mas aí falta qualidade, outros espaços são abertos com sua saída do lugar. E os passes errados crescem em progressão geométrica. É como se as piores atuações de Guiñazu se repetissem a cada quarta e domingo.

Com Souza e Ramiro jogando a bola que jogaram em 2013, nem Riveros tem lugar certo como titular, quanto mais Edinho. Ele vem para ser uma opção relativamente confiável e experiente no meio, com possibilidade de atuar na zaga em caso de problemas de vários titulares juntos. Pode encaixar bem no elenco, se a equipe mantiver o nível de organização deste ano. O difícil será superar a desconfiança da torcida, que ainda o vê muito ligado ao Inter e rejeitou pesadamente a contratação nas redes sociais. Mas se for para preencher uma possível saída de Souza, o Grêmio sai perdendo. E muito.

Reviravolta
Com este aspecto sendo levado em conta, o STJD, mantendo sua postura de absoluto rigor no cumprimento da letra fria da lei (o que é absolutamente discutível), devolverá os pontos à Portuguesa. Rebaixar o Flamengo, porém, seria tão injusto quanto rebaixar a Lusa. O que surpreende é que auditores tão conhecedores das leis esportivas e tão interessados em aplicá-las não tivessem se dado conta de olhar o tal "BID da Suspensão". O STJD é um dos grandes fiascos do ano de 2013 (e 2012, 2011, 2010...).

Paulão
Não tem lá grande qualidade técnica, mas isso não é requisito indispensável para um zagueiro. No Grêmio, destacou-se pela firmeza; não se lembra de uma grande falha dele. No Cruzeiro, vinha bem, mas aí chegou Dedé e tomou naturalmente o seu lugar. Poderíamos dizer que é um nome que deveria atuar com alguém mais técnico a seu lado, que não é o cara para liderar a zaga colorada em 2014, mas aí lembramos que seu ótimo Brasileirão de 2010 foi ao lado do inseguro Rafael Marques. Ou seja: até de liderar a zaga ele é capaz, daquele jeitão que conhecemos. Boa contratação do Internacional.

Em tempo:
- A grande contratação do Grêmio ontem não foi Edinho, mas sim Fábio Mahseredjian como preparador físico. Nome de ótimas passagens, e com grandes títulos, por Inter e Corinthians.

- Ao contrário de Edinho, não conheço Geromel. As indicações são boas, porém. Uma coisa é certa: trata-se de uma convicção da direção do Grêmio, que o observa desde o início de 2013.

Comentários

Aguardando ansiosamente os comentários do Sr. Paulo Schmitt sobre o caso em questão. Ele adora posar como paladino da justiça desportiva, seria interessante ouvi-lo com o rabo entre as pernas agora.