Próximo de um inglório ineditismo

Nunca um campeão brasileiro foi rebaixado quando defendia seu título no ano seguinte. O tabu, porém, está muito próximo de cair. O empate em 2 a 2 do Fluminense com o Atlético Mineiro teve cheiro de tragédia, e o choro de muitos dos 45 mil torcedores que deixaram o Maracanã é sintomático. Afinal, este era o jogo para vencer e deixar a situação um pouco menos dramática para a última rodada. Mas tudo se complicou ainda mais.

Com 43 pontos, o Flu deverá entrar na zona de rebaixamento já neste domingo. Uma posição é quase certo que perderá: a do Vasco, que tem 41 pontos e recebe o débil Náutico no Maracanã. Com isso, já deve cair para o 17º lugar, dentro da zona. Se o Coritiba ganhar do Botafogo, irá a 45, e também ultrapassará o Tricolor, que entraria, neste caso, na 18ª posição na rodada final. Ou seja: visitará o Bahia, talvez em um duelo direto, precisando recuperar duas posições. Verdade que Vasco e Coxa têm compromissos difíceis no domingo que vem (Atlético Paranaense e São Paulo, respectivamente, ambos fora de casa), mas a situação é absolutamente dramática.

O resultado do Maracanã confirmou matematicamente o rebaixamento da Ponte Preta, clube pelo qual o Flu torce hoje, já que a adversária será a Portuguesa, que tem 44. Também será preciso secar o próprio Bahia, com 45, que visita o campeão Cruzeiro. O Criciúma, com 43, joga em casa com o São Paulo e tem igualmente a obrigação da vitória, para não entrar na última rodada precisando arrancar pontos do Botafogo, que luta por Libertadores, fora de casa.

O Internacional, com seus 47 pontos, não pode mais ser ultrapassado pelo Fluminense, mas ainda corre risco matemático. A chance de escapar neste domingo, porém, é real para o Colorado: a equipe rubra só manterá possibilidades de cair para a última rodada se o Criciúma pontuar e tanto Coritiba quanto Vasco vencerem. No insosso 0 a 0 com o Corinthians, somente as homenagens a Tite são dignas de nota. Um jogo horroroso entre duas das grandes decepções deste Brasileirão.

Não dá mais para adiar
Na verdade ainda dá, mas o ideal é que o Grêmio defina sua situação hoje. Ganhando do Goiás na Arena e contando com um empate ou derrota do Botafogo no Couto Pereira, o Tricolor confirmará matematicamente sua vaga na Libertadores. Não será fácil, claro, mas é hora de a equipe de Renato se impor do jeito que der dentro de casa.

Ninguém sabe ao certo que estrangeiro sobrará, mas aposto que será Riveros, e é mesmo a melhor opção. A tendência é de repetição do time que só empatou com o mistão da Ponte Preta - talvez o time do segundo tempo, com Vargas um pouco mais recuado, ajudando Zé Roberto, do que avançado como um terceiro atacante. Ideia interessante, desde que haja a juventude e imprevisibilidade de Maxi Rodríguez como opção de segundo tempo.

Ao menos dois catarinenses
Com a confirmação do acesso do Figueirense, o Brasileirão 2014 deve ter três times catarinenses. A Chapecoense é certa, e o Criciúma ainda precisa confirmar sua manutenção na elite. Santa Catarina deve ser o estado da região sul com mais representantes na elite nacional. Devemos ter dois gaúchos e, quem sabe, só um paranaense.

Comentários