Como de hábito

Tirando 2009, quando o Barcelona passou trabalho com os mexicanos do Atlante, em todos os Mundiais organizados pela FIFA a semifinal foi uma barbada para o time europeu em questão. Ontem não foi diferente: o Bayern München passeou em cima do Guangzhou. Teve 27 chutes a gol contra 1, e 21 situações reais de gol durante a partida. Os 3 a 0 saíram até baratos.

Na prática, Guardiola fez um coletivo interessante para a decisão. O time chinês é fraquíssimo, mas bem orientado pelo campeão do mundo Marcello Lippi, que aplicou o catenaccio ontem no Marrocos: todos atrás da linha da bola o tempo todo. Como o Bayern adianta sua marcação, como um bom time de Pep Guardiola, não dá nem para dizer que vimos um jogo de metade de campo, mas de um quarto dele: 70% da partida ocorreu da intermediária de ataque alemã até a o gol chinês. A tática massacrou Muriqui, Conca e Elkeson, que mal pegaram na bola.

Tirando Müller e Martínez, que foram poupados, e os lesionados Robben e Schweinsteiger, é o time titular que esteve em campo. Guardiola tem mesmo revezado quem sai da equipe para o 4-5-1 funcionar: ora Müller, ora Ribery, ora Götze, ora Lahm, Martínez, Kroos ou Thiago Alcântara. São muitas opções. Ontem, Ribery, Götze e Thiago Alcântara foram destaques. A postura do Guangzhou facilitou o trabalho dos volantes bávaros, que podiam a toda hora ajudar o ataque com real perigo. O lateral brasileiro Rafinha foi outro que fez bela partida no apoio.

Dificuldades à vista
Nunca um time brasileiro entrou em campo tão ameaçado de ser eliminado nas semifinais quanto o Atlético Mineiro hoje. O Raja Casablanca não é o campeão africano, mas é o melhor time do país-sede, uma nação que tem certa tradição no futebol e contará com o apoio da torcida. Trata-se do melhor anfitrião de Mundial, tecnicamente falando, desde o Corinthians de 2000. Ainda assim, o Galo é bem superior e favorito. Mas precisa ter cuidado.

Volta ao passado
Abelão chega num 17 de dezembro. Nada mais simbólico - e preocupante. O Inter não consegue se desapegar do passado vencedor, até porque ele é relativamente recente (2006 aconteceu faz pouco). Mas é preciso superá-lo, e por isso a ideia de trazê-lo como técnico não me agrada. Renovar é preciso. E ouvir sua coletiva falando em contar com Alex e Índio, além de repatriar Edinho, é ter a quase certeza de que 2014 será mais um ano de puro pensamento mágico no Beira-Rio.

A tabela gremista
O Grêmio estreia na Libertadores dia 13 de fevereiro, fora de casa, contra Nacional-URU ou Oriente Petrolero. A tabela confirmada pela Conmebol indica o jogo quatro dias após o primeiro Gre-Nal da temporada. Não será problema., pois a viagem, seja ao Uruguai ou à Bolívia, não será tão longa.

Quinta, 13/02, 22:15 - Nacional-URU ou Oriente Petrolero x Grêmio
Terça, 25/02, 22:00 - Grêmio x Atlético Nacional
Quinta, 13/03, 21:15 - Grêmio x Newell's Old Boys
Quarta, 19/03, 22:00 - Newell's Old Boys x Grêmio
Quarta, 02/04, 22:00 - Atlético Nacional x Grêmio
Quinta, 10/04, 22:00 - Grêmio x Nacional-URU ou Oriente Petrolero

Comentários