Carta na Mesa - Ed. 242 - 09/12/2013
O Carta na Mesa desta segunda-feira está disponível para download. Em destaque, a última rodada do Brasileirão e os grupos da Copa de 2014.
Lembramos sempre que o programa é transmitido todas as segundas e quintas-feiras, das 13h às 14h, pela Rádio Estação Web, e chega a diversos rincões do Rio Grande do Sul (e do planeta) por outras oito emissoras parceiras - Rádio Melodia FM (Pelotas), Rádio Tertúlia Web (Três Passos), Rádio Itapuã FM (Viamão), Rádio Encosta da Serra FM (Dois Irmãos), IFC Rádio (Caxias do Sul), Rádio Tupancy FM (Arroio do Sal), Webrádio Cultura (Santa Maria) e Rádio Web Quintão RS (Palmares do Sul).
Download - 4shared
Download - Mega
Lembramos sempre que o programa é transmitido todas as segundas e quintas-feiras, das 13h às 14h, pela Rádio Estação Web, e chega a diversos rincões do Rio Grande do Sul (e do planeta) por outras oito emissoras parceiras - Rádio Melodia FM (Pelotas), Rádio Tertúlia Web (Três Passos), Rádio Itapuã FM (Viamão), Rádio Encosta da Serra FM (Dois Irmãos), IFC Rádio (Caxias do Sul), Rádio Tupancy FM (Arroio do Sal), Webrádio Cultura (Santa Maria) e Rádio Web Quintão RS (Palmares do Sul).
Download - 4shared
Download - Mega
Comentários
falando em victor e gente que entende de futebol, tava discutindo isso outro dia: raramente uma contratação DE PESO dá certo, especialmente no RS. quando jogador chega em porto alegre, é por que já deu o que tinha que dar em são paulo. MUITOS exemplos disso cito dois da ponta da línga: kléber e alex mineiro. jogador que só faz gol de pênalti.
agora, quem comemorou a chegada do réver e do victor (goleiro reserva do paulista na época)?
quem conhecia o diego souza quando o grêmio foi buscá-lo parado no benfica?
o paulinho tava no bragantino, antes de ser campeão de tudo pelo corinthians e virar titular da seleção, um dos 5 melhores jogadores brasileiros em atividade no mundo. lembrei dele quando alguém fez pouco de um jogador de 22 anos que que veio da portuguesa.
o próprio grêmio tem exemplos mais do que recentes: foi buscar andré santos, cris e adriano, quem que deu certo e agora tá pra ser vendido? alex telles, bressan e ramiro, base do ju.
é só abrir os olhos. OLHEIRO.
ou mesmo valorizar as categorias de base: oscar, fernando, lucas, pato, anderson, carlos eduardo, taison, sandro. os melhores jogadores dos últimos dez anos do grêmio saíram da base ou de times menores. exceção pra d'alessandro (repatriado) e jonas (não ecaixou no santos).
podemos ir mais pra trás: a montagem do time do gremio pra libertadores de 95. jardel era reserva do vasco. paulo nunes venho de brinde com o magno. quem conhecia arce e rivarola? goiano tava no REMO, depois de ganhar título mundial com o são paulo. dinho, que era do mesmo grupo, não deu certo no santos, acabou no grêmio. o resto, fora adílson batista, veio da categoria de base.
o time do inter de 2006. garimpo, alguns experientes sem ser medalhões e categoria de base. quem era medalhão naquele time? ninguém, time desacreditado, até o paixão (me confidenciou uma pessoa que viajou com o clube para o jogo do nacional) deu declarações de bastidores dizendo que o time não tinha espírito vencedor, que não ia dar. clemer, ceará, eller, (bolívar), indio (EDIGLÊ), jorge wagner, edinho, WELLINGTON MONTEIRO (PERDIGÃO), tinga, alex (MOSSORÓ), fernandão (MICHEL) (rentería) e sobis (iarley) Gabiru).
qual desses jogadores, fora os de categorias de base, tu teria comemorado se chegassem ao teu time, na época? e hoje eu penso: bah, como eu queria que o grêmio tivesse contratado o iarley. o inter provavelmente não teria sido campeão do mundo. e o grêmio teria ganho um jogador valente, raçudo e de qualidade. que ninguém lembrava. além do fernando carvalho.
futebol não se faz com dinheiro, isso está cada vez mais claro. se faz com hombridade, raça, objetivos de vida, ganas de provar o próprio. vamos abrir os olhos.
eu sou gremista, mas, na boa, olha para essa foto:
http://www.internacional.com.br/imagens/wallpaper/wall_50_800.jpg
olha pra cara desses miseráveis. olha o CABELO DO EDIGLÊ. olha pro clêmer e o bolívar. e me diz que não é assim que se faz futebol.
único título da história do gremio que não teve treinador gaúcho foi o de 1997, copa do brasil, carioca evaristo de macedo, com time herdado do felipão. tite veio do caxias. mano veio do 15 e do caxias. valdir espinosa, a exemplo de felipão, nunca tinha treinado time grande além do grêmio. e uns morto no catar/arábia saudita.
aí tu vai dizer: gilmar dal pozzo é catarina. sim, mas 90% da carreira dele é no futebol gaucho. se é bom ou ruim, não sei, nunca vi jogo algum. mas prefiro isso do que o LUXA, que tá mais preocupado administrando o negócio de VINHOS dele ou jogando poker até as 3 da manhã. e depois ficar pagando salário pros caras até dezembro.
E eu concordo totalmente com a tua visão sobre técnicos. Não só por serem caras do interior, mas tá na hora de baratear isso aí. Técnico estrela (exceção hoje ao Tite) não vale o que se paga em comparação a um técnico mais barato - Marcelo Oliveira é o maior exemplo, embora agora também vá ganhar aumento astronômico. Acho o Gilmar a melhor aposta gaúcha do momento e um técnico que já provou competência também em âmbito nacional. Garanto que valerá mais à pena que o Inter repatriando um Abel Braga caríssimo, cansado, repetitivo, rumo à QUINTA passagem pelo Beira-Rio.
o que me fode é gente detonando a ideia de contratar o gilmar sem nunca ter visto um jogo do chapecoense (eu nunca vi).
na proxima oportunidade que tiver, participarei com prazer. se não me engano, na minha ultima passagem por aí, era o hiato do carta na mesa. :)
O programa vai até 23/12 e volta após o Carnaval, na segunda semana de março. Passaremos programas antigos nas segundas e quintas às 13h deste período, só pra não perder o pique.