A dupla final do dia 14

Sem querer entrar no mérito da interminável discussão que se faz no Brasil desde 2003: mata-mata é garantia de emoção, pontos corridos não. Mas de vez em quando os deuses do futebol ajeitam as coisas para que um campeonato de todos contra todos ter final, e o melhor: com mais de dois times chegando à última rodada com chances de título. Já aconteceu duas vezes em 11 anos no Brasileirão. Só que neste Torneo Inicial do Campeonato Argentino eles resolveram abusar.

O fato de quatro equipes chegarem com condições de título para a última rodada já é extraordinário. Nestes 11 anos de Brasileirão, só aconteceu em 2009, quando Flamengo, Internacional, São Paulo e Palmeiras entraram em campo com condições matemáticas de levantar a taça, mas no fundo todos sabiam que o Fla seria o campeão. O que os nossos hermanos vão viver no próximo dia 14 (o Lanús conseguiu o adiamento dos jogos devido à final da Copa Sul-Americana), no entanto, é de um emocionante ineditismo.

San Lorenzo, Lanús, Vélez e Newell's chegam separados por apenas dois pontos, e o melhor: todos se enfrentarão. Em Rosário jogam Newell's e Lanús; em Liniers, Vélez x San Lorenzo. Ao mesmo tempo. É um clima de decisão em cada jogo entrelaçado pelo paralelismo do outro. A única hipótese de não haver tanta emoção é o San Lorenzo disparar uma goleada no Vélez desde o começo do jogo. O que é altamente improvável, dado o equilíbrio de forças entre as equipes e ao fato de o jogo ser fora de casa.

Tudo isso só se tornou possível devido ao tropeço do próprio time do Papa Francisco, que não aproveitou a derrota do Newell's para o fraco All Boys, empatou em casa por 0 a 0 com o Estudiantes no último domingo e deixou de comemorar o título antecipado, forçando esta rodada maluca. O time de Boedo tem 32 pontos, os demais concorrentes todos têm 30. Em caso de empate por pontos, há um jogo extra em campo neutro para definir o campeão - e mais emoção pela frente. Porém, cabe frisar: embora quatro equipes ainda tenham chances de título, só Vélez ou San Lorenzo podem dar a volta olímpica já no próximo dia 14.

As nove combinações possíveis - Vélez x San Lorenzo, Newell's x Lanús
Vitórias de Vélez e Newell's: final entre Vélez e Newell's.
Vitória do Vélez e empate em Rosário: Vélez campeão.
Vitórias de Vélez e Lanús: final entre Vélez e Lanús.
Empate em Liniers e vitória do Newell's: final entre San Lorenzo e Newell's.
Empates em ambos os jogos: San Lorenzo campeão.
Empate em Liniers e vitória do Lanús: final entre San Lorenzo e Lanús.
Vitórias de San Lorenzo e Newell's: San Lorenzo campeão.
Vitória do San Lorenzo e empate em Rosário: San Lorenzo campeão.
Vitórias de San Lorenzo e Lanús: San Lorenzo campeão.

A pitoresca final
Rebaixada no Brasileirão, a Ponte Preta dá total atenção à Copa Sul-Americana desde que passou pelo Vélez. Esta, aliás, é uma credencial para que ela seja a campeã: já bateu um adversário argentino, e fora de casa. Assim como o Vélez, o Lanús, como vimos, é um candidato ao título nacional. Assim como a Macaca, não tem lá grande grife internacional, mas é uma equipe forte, mais experiente e tecnicamente superior. O favoritismo, antes de a bola rolar, é do time grená.

Em tempo:
- Duas boas notícias para a torcida do Grêmio: Zé Roberto deve ficar e o São Paulo já admite negociar Rhodolfo com o time gaúcho ao final do empréstimo. Resta achar investidores que ajudem a pagar que o clube paulista pede.

Comentários

Anônimo disse…
Contudo, é preciso considerar que o argentino é "meio" pontos corridos, já que cada turno é um título a parte. O que dá chances de que haja um final de campeonato como esse, mas aumenta o imediatismo nos clubes.

Tiago
Vicente Fonseca disse…
Sim, isso é verdade. São metade das rodadas em relação ao Brasil. Isso só torna aquele Brasileirão de 2009, com quatro candidatos vivos na última rodada, ainda mais demente.