Puente para la historia
Flamengo, Grêmio, Cruzeiro, Santos, Corinthians ou Ponte Preta? Qual desses clubes brasileiros é o único que já chegou à semifinal da Copa Sul-Americana? Acertou quem respondeu a Macaca.
A trajetória da Ponte em 2013 lembra bastante a do Goiás de 2010. Um time que deve ser rebaixado no Campeonato Brasileiro, mas que surpreende o continente na Copa Sul-Americana. Naquele ano, a equipe de Goiânia eliminou o Palmeiras na semifinal do torneio, quando ninguém esperava. Vale como aviso para o São Paulo, já que nas semifinais deste ano teremos o confronto forçado entre os dois clubes paulistas valendo vaga na decisão.
Ontem, uma vitória histórica em cima do Vélez, em Buenos Aires. O ano do clube de Liniers não é dos melhores, é verdade, mas a dificuldade de vencer a equipe no Fortín é histórica. A equipe campineira jogou com personalidade e ganhou por impositivos 2 a 0, não deixando dúvidas sobre quem merecia chegar à semifinal. Para um clube de tradição e torcida, mas que nunca levantou sequer um título, o feito é absolutamente marcante.
Para o São Paulo, sempre com aquela ressalva palmeirense de três anos atrás, a tarefa ficou um pouco mais amena. Enfrentar o Libertad, algoz do Tricolor em 2011, seria uma viagem mais longa e um confronto mais perigoso. A equipe paraguaia faz campanha apenas razoável no campeonato nacional, a exemplo do Vélez teve um ano só médio, sofreu para passar pelo modesto Itagüí (perdeu ontem por 1 a 0 após fazer 2 a 0 em casa), mas é cancheira em torneios continentais e representaria uma viagem um pouco mais longa.
O certo é que, dos quatro semifinalistas (ainda há o Lanús), o São Paulo é sem dúvida o melhor. O Vélez e o Atlético Nacional eram as principais ameaças para o bicampeonato do time paulista. A chance de o G-4 do Brasileiro virar G-3 aumentou bastante - seja com o São Paulo ou com esta surpreendente Ponte Preta.
Comentários