Por Libertadores e frustração de festa

O Cruzeiro (1º, 68) tem hoje a chance de ser campeão brasileiro diante de sua torcida e de um adversário forte, que foi seu concorrente direto por algum tempo, antes da disparada que lhe deixou próximo do título. Faltam cinco rodadas para o término do Brasileiro, o troféu já está virtualmente com a Raposa desde setembro, mas a tarde de hoje reserva, por isso, um jogo com cara de final, embora só um dos times possa sair dela campeão. Ao contrário de Cruzeiro x Paysandu (2003), Santos x Vasco (2005), São Paulo x América-RN (2007) e Palmeiras x Fluminense (2012), por exemplo.

Dentro da turbulência que vive em uma fase decisiva da temporada, pegar o Cruzeiro à beira de um título pode até ser bom para o Grêmio (3º, 54), por um lado. Afinal, não há tempo para depressões por conta da eliminação na Copa do Brasil. Pegar o favoritaço ao título, fora de casa, no Mineirão lotado, podendo ser o jogo do título, é uma situação que remobiliza um grupo quase que automaticamente. A obrigatoriedade de bons resultados para se manter no G-4 também, claro.

O empate do Goiás ontem evita que o Grêmio saia do G-4 hoje. Porém, é preciso pensar em no mínimo G-3, já que não há garantia de que um clube brasileiro não vá vencer a Sul-Americana. Fora o fato de evitar a pré-Libertadores. Mas estes são todos objetivos de tabela. Hoje, o negócio é dar o sangue para impedir que mais um adversário saia de campo em 2013 fazendo festa após enfrentar o Grêmio, como já fizeram Juventude, Santa Fé e Atlético-PR.

Internacional (11º, 42) x Botafogo (4º, 53): o Inter faz muito bem em tratar esse jogo como decisão. Mais um mau resultado poderá deixar a equipe de Clemer ao alcance do Z-4 na próxima rodada, quando o compromisso será o Goiás, fora de casa. A missão é complicada, mas não impossível: o Botafogo ganhou só de seus últimos quatro jogos. Um bom resultado praticamente afasta de vez o risco de queda. Pode ser o jogo da tranquilidade, ou o que abrirá de vez a temporada do desespero. É importante, portanto.

Atlético-PR (2º, 55) x São Paulo (8º, 46): mesmo que estejam indo adiante em competições paralelas, os dois times virão completos à Vila Capanema. O Furacão quer assegurar a Libertadores e impedir o título antecipado do Cruzeiro, o que ocorrerá se vencer o jogo. O São Paulo, se ganhar, poderá ficar a quatro pontos do G-4 e de uma vaga à Libertadores via Brasileirão. Jogo interessantíssimo, entre dois times que vêm em alta.

Ponte Preta (18º, 34) x Vitória (7º, 48): depois de quase um campeonato inteiro na zona de rebaixamento, a embalada Ponte Preta pode sair do Z-4 hoje se derrotar o Vitória, que ainda sonha com Libertadores. Outro jogo de clima decisivo na rodada, com Moisés Lucarelli por certo lotado - tanto pela importância do jogo em si quanto pela empolgação após a histórica vitória sobre o Vélez, na última quinta.

Vasco (17º, 36) x Santos (10º, 44): é a grande chance do Vasco sair do Z-4. Receberá o desmotivado Santos no Maracanã torcendo por tropeço do rival Fluminense diante do Corinthians em Araraquara.

Corinthians (12º, 42) x Fluminense (16º, 36): a cinco rodadas do fim, o atual campeão brasileiro pode entrar na zona de rebaixamento. Isso ocorrerá caso o Flu não vença o Corinthians fora de casa e o Vasco derrote o Santos. O Timão, em posição incômoda, tenta vencer para confirmar sua fuga do rebaixamento de vez. Perdendo, pode ficar a três pontinhos do Z-4. Já pensou o campeão mundial correndo risco?

Náutico (20º, 17) x Criciúma (19º, 33): no jogo dos lanternas, o Criciúma precisa ganhar de qualquer jeito do já rebaixado Náutico para ainda ter alguma chance de permanência.

Comentários