Final interessante, sim

Ponte Preta x Lanús. A Copa Sul-Americana tem dessas. Às vezes, a final do torneio reúne equipes sem tanta grife. No caso de 2013, teremos a decisão continental com menos peso de camiseta desde o histórico Talleres x CSA, que fechou a história da Copa Conmebol, no já distante ano de 1999.

Ainda assim, não cabe qualquer tipo de desprezo ao duelo, que reúne, de fato, as duas equipes que melhor atuaram nesta Copa Sul-Americana. Favoritos como o Atlético Nacional, melhor time colombiano da atualidade e desde já um dos que prometem ir longe na próxima Libertadores, ficaram pelo caminho no entredevoramento da própria competição. Os outros, porém, foram todos eliminados por estes dois finalistas. A exemplo do Flamengo campeão da Copa do Brasil, Lanús e Ponte podem não ter grife ou times cheio de estrelas, mas suplantaram equipes consideradas favoritas em suas caminhadas - e com bom futebol, ao contrário do Independiente, que ganhou o torneio de 2010 ninguém sabe bem como até hoje. As finais prometem.

O Lanús tirou da Sul-Americana o River Plate, que hoje vai muito mal no Campeonato Argentino, mas na época do confronto, quase um mês atrás, era uma equipe mais sólida, que disputava posição com o próprio Lanús na tabela nacional. A Ponte, então, nem se fala: depois de passar voando pelo forte Vélez, não tomou conhecimento do então ascendente e favoritaço São Paulo de Muricy Ramalho, impondo uma virada histórica em pleno Morumbi.

A trajetória da Ponte Preta é mais surpreendente, é mais ascendente, mas atenção: o Lanús é uma equipe tecnicamente superior. Conta com os gols de Santiago Silva, os bons arremates de Pasquini, a distribuição de jogo qualificada de Leandro Somoza. É o 3º colocado do Campeonato Argentino, dois pontinhos atrás do líder San Lorenzo, ainda com chances de título. Tem mais cancha internacional que a Ponte, praticamente rebaixada no Brasileirão, mas surpreendente em solo sul-americano logo em seu primeiro torneio continental na história. Claro, final é final. Mas, se fosse para apostar, jogaria minhas fichas num Brasileirão com G-4, e não G-3.

Inexplicável
Clemer recebe uma patada verbal pública de Willians na saída de campo contra o Coritiba, ambos, segundo relatos, vão às vias de fato no vestiário. Menos de uma semana depois, vem a retratação e a recolocação do volante como titular para encarar o Corinthians, amanhã. A indisciplina dentro do vestiário do Inter, provavelmente o mais grave caso do ano, não recebe punição alguma. Ajuda bastante a explicar mais uma péssima campanha do Colorado. Isso que Willians está longe de ser um jogador "intirável". Sua ausência, ao contrário de prejudicar o time, até talvez ajude. 3 milhões de euros jogados pela janela.

Blindagem e enxugamento
O Grêmio faz bem em blindar seu vestiário e não falar na renovação de Renato para 2014 antes do fim do Brasileirão, ou ao menos da definição se irá ou não para a Libertadores. No entanto, o enxugamento do elenco e da folha salarial é uma política saudável para o ano que vem. Gastar menos não significa ter resultados piores. O vice da Libertadores de 2007 e do Brasileiro em 2008, e o título do Flamengo na atual Copa do Brasil são provas disso. E se tiver de custar a saída de Renato, que seja. Seu trabalho em 2013 foi bom, mas longe esteve de superar expectativas ou tornar sua renovação uma questão obrigatória, como foi de 2010 para 2011.

É bom ceder
A CBF e os clubes vão ter de ceder às reivindicações justas do Bom Senso FC. A crise financeira do Náutico pode ser paga com a paralisação do Brasileirão, que seria um desastre financeiro e de imagem para a confederação, ainda mais em sua reta final. Pena que alguns dirigentes ainda não entenderam e rebatem com argumentos estúpidos. Ao ameaçar cortar o salário de quem fizer greve no Atlético Mineiro, Alexandre Kalil pode estar criando um conflito às vésperas do jogo mais importante da história do clube.

Em tempo:
- No site da FGF, já dá para ver a tabela completa da primeira fase do Gauchão 2014. O primeiro jogo da Arena no ano que vem será Grêmio x Lajeadense, no dia 23 de janeiro, uma quinta-feira.

Comentários

Juliano disse…
Willians provavelmente recebeu alguma punição interna dentro do clube. Agora, o que não dá é afetar o TIME como um tudo, por causa disso.
Clemer faz certo em coloca-lo pra jogar. É importante pro grupo, não dá pra prejudicar os demais.
Discordo nessa parte, de resto, parabéns pelo texto!
Vicente Fonseca disse…
Discordar faz parte, Juliano. Com educação, então, é sempre um prazer.

Nossa discordância é quanto ao futebol do Willians, me parece. Não entendo que ele seja um jogador tão importante assim, acho que inclusive prejudica o time ao sair demais do lugar.

Abraço!