Supertriunfo
Há cinco anos o Boca Juniors (3º, 19) não ganhava um superclasico no Monumental de Nuñez. O tabu acabou ontem à noite, com uma vitória importantíssima sobre o eterno rival River Plate (7º, 14) por 1 a 0, gol de Gigliotti, em uma partida muito movimentada e de boa qualidade técnica, que não contou com a presença de torcedores xeneizes por questões de (in)segurança.
O resultado foi fundamental porque, além de ser um duelo direto de classificação, manteve o Boca vivo na disputa pelo título do Torneo Inicial. Quem lidera e está mais perto do bicampeonato é o Newell's, que foi aos 23 pontos ao fazer 2 a 0 no Quilmes fora de casa. A equipe de Rosário foi favorecida pelo tropeço do San Lorenzo (2º, 20), que empatou sem gols em casa com o Tigre.
Lá atrás, a tristeza do Racing (20º, 2) é interminável. Levou 1 a 0 do Atlético Rafaela (5º, 16) e perdeu a oitava partida em dez rodadas. O risco de rebaixamento é baixo, já que o time de Avellaneda fez boa campanha no ano passado, mas baixa muito a média de pontos para o ano que vem, quando aí sim as possibilidades de cair podem aumentar consideravelmente.
Alemanha (8/34): no jogo mais esperado da rodada, o Bayern München (1º, 20) assumiu a liderança isolada ao empatar fora de casa com o Bayer Leverkusen (3º, 19) em 1 a 1. Tudo graças ao tropeço do Borussia Dortmund (2º, 19), que perdeu a invencibilidade ao levar 2 a 0 do homônimo de Mönchengladbach.
Uruguai (6/15): o Peñarol segue seu calvário. Ficou no 1 a 1 com o Wanderers e foi a míseros 5 pontos em 18 disputados, na modestíssima 13ª posição. O líder no Uruguai é o Danubio (16 pontos), que fez 4 a 1 no Juventud de Las Piedras.
Inglaterra (7/38): o equilíbrio segue imenso no Campeonato Inglês. Com o tropeço do Arsenal, que ficou no 1 a 1 com o West Bromwich, o Liverpool aproveitou e chegou aos 16 pontos também, igualando-se na liderança, após fazer 3 a 1 no Crystal Palace. Até o Everton, 7º colocado, a diferença é de apenas quatro pontos.
Itália (7/38): a Roma (1º, 21) segue implacável. Chegou à sétima vitória em sete jogos com autoridade: 3 a 0 na Inter (4º, 14), em Milão. São 20 gols marcados e só 1 sofrido até agora. Mas há dois rivais que seguem na cola: o Napoli (2º, 19), que goleou o Livorno por 4 a 0, e a atual bicampeã Juventus (3º, 19), que venceu o clássico contra o Milan (12º, 8) por 3 a 2.
França (9/38): no grande jogo da rodada, o PSG (2º, 21) fez 2 a 1 no Olympique (4º, 17), em Marselha. A liderança segue sendo do Monaco (21), que fez 2 a 1 no Saint-Etienne.
Comentários
Foi chato ver um gol em superclássico não ser comemorado pela torcida in loco. Mas como na AFA querem mostrar serviço, querem fingir que fazem alguma coisa contra os violentos (enquanto os monopolizam para fins escusos), paga o pato o torcedor.