Salvo pelo rival



Campeão olímpico, o México foi a maior decepção das eliminatórias, incluindo todos os continentes nesta conta. Ontem, "coroou" sua campanha medíocre no hexagonal final da Concacaf com uma derrota para a já classificada Costa Rica, por 2 a 1, e só foi salvo porque os arquirrivais Estados Unidos não tiveram o espírito de porco necessário para eliminá-los antes mesmo do Mundial. Os americanos venceram o Panamá fora de casa por 3 a 2 e evitaram que os astecas ficassem de fora até mesmo da repescagem.

A campanha na fase final foi ridícula: 11 pontos em 10 jogos, duas vitórias apenas, 36,7% de aproveitamento, desempenho suficiente para ser rebaixado na maioria dos campeonatos de clubes em alto nível no planeta. E a sorte é dupla: se o regulamento da eliminatória passada fosse mantido, os mexicanos teriam confronto com o Uruguai na repescagem. Desta vez, porém, o representante da Concacaf enfrentará o da Oceania, no caso, a Nova Zelândia.

Muito mais fácil, mas ainda assim complicado. Os neo-zelandeses foram a única seleção invicta da Copa de 2010, e podem complicar a vida mexicana sim, ainda mais para quem vem em fase tão ruim, provavelmente a pior desde 1989, quando a equipe deixou de se classificar para um Mundial pela última vez.

Agora, a repescagem
Como já era esperado, Portugal e França não conseguiram a vaga direta e terão de jogar a repescagem europeia. Rússia e Espanha confirmaram o favoritismo e chegaram diretamente ao Mundial. Ontem foi dia de classificação direta também para a Inglaterra e a Bósnia, esta uma estreante em Copas do Mundo.

Na repescagem, tudo pode ocorrer no sorteio, inclusive um Portugal x França. A Romênia garantiu sua vaga ao vencer a Estônia e contar com uma derrota em casa da Turquia para a Holanda; a sensação Islândia segurou um empate com a Noruega de visitante e viu a Eslovênia perder para a favorita (e cabeça de chave) Suíça, garantindo passagem; a Grécia venceu, mas viu a Bósnia vencer também e disputará mais uma vez a repescagem; e a Ucrânia aplicou 8 a 0 em San Marino, mas com a vitória inglesa sobre a Polônia também terá que disputar a fase extra.

Gana na Copa
Mais uma vez, o Egito decepciona nas eliminatórias e está fora da Copa do Mundo. Ainda há o segundo jogo por fazer contra Gana, em casa, mas reverter uma goleada de 6 a 1, como a aplicada ontem pelos ganeses, convenhamos, é quase impossível.

Comentários

Igor Natusch disse…
Pelo que entendi da repescagem europeia, há uma divisão em dois grupos no sorteio, feita a partir do ranking FIFA. Assim, a Romênia pode jogar com Portugal, Grécia, Croácia ou Suécia. Escapa-se da França, mas nenhum é páreo fácil. Eu diria que contra Portugal vira novela (risos) mexicana, mas contra os demais dá para sonhar, embora Romênia não seja favorita em nenhum desses potenciais confrontos.

Quanto ao México, lamentei ter se classificado, sério mesmo. Simplesmente não fez por merecer. Teria imenso valor para o Panamá ter conseguido ir à repescagem. E eu acho que a Nova Zelândia passará.
Sancho disse…
Eu ia comentar, mas o Natusch já fez o ponto. O sorteio na UEFA não é mais livre desde a Copa passada. Serão dois potes de acordo com o ranking de amanhã (que também define os cabeças-de-chave da Copa).

Outra coisa, os Estados Unidos aprontaram DE NOVO! Nas Eliminatórias passadas, com um gol nos acréscimos, eles jogaram a CRC para a Repescagem e classificaram HON.
Vicente Fonseca disse…
Valeu, gente. Tinha a impressão de ter ouvido em alguma parte que era o livre o sorteio. É mais justo desta forma mesmo.

E bem lembrado, Sancho, esse episódio dos EUA. Os costa-riquenhos até hoje sentem o drama daquele gol em 2009.