Pegou o Corinthians, chegou na final

Enfrentar o Corinthians é sinônimo de final para clubes gaúchos, ao menos em termos de Copa do Brasil. Nas nove vezes em que as equipes do Rio Grande do Sul enfrentaram o Timão por esta competição, em oito elas chegaram à final. Com a Dupla Gre-Nal, então, o aproveitamento é de 100% - nas sete vezes em que os dois gigantes gaúchos se encontraram com o Timão, houve final para eles. Três delas foram na própria decisão do torneio - o Grêmio ganhou uma e perdeu outra para o Timão, e o Inter foi derrotado em 2009. Até o Juventude, campeão em 1999, tinha o Corinthians como um de seus adversários na histórica campanha.

Evidentemente, tudo é mera coincidência. Mas, para os supersticiosos, será bom presságio para 2013? O Grêmio está enfrentando o time paulista agora, e o Inter pode enfrentá-lo na semifinal.

1991: o Grêmio enfrentou o Corinthians nas quartas de final, o eliminou e chegou à decisão, mas perdeu o título para o Criciúma.

1992: nas oitavas, o Inter massacrou o Corinthians no Pacaembu (4 a 0) e empatou no Beira-Rio sem gols. Foi campeão - eliminou o Grêmio nas quartas. Ou seja: sempre que pegou o Grêmio (uma vez), o Inter ganhou a Copa do Brasil. Bom presságio rubro em caso de clássico na semifinal.

1994: o Grêmio eliminou o Corinthians nas oitavas e acabou como campeão, derrotando o Ceará na final.

1995: a final do torneio foi entre Grêmio e Corinthians. O Timão venceu os dois jogos e conquistou o título pela primeira vez, no Olímpico.

1997: desta vez, confronto na semifinal. Deu Grêmio, que chegou à decisão e conquistou o tri diante do Flamengo. Nas oitavas, o Juventude havia sido eliminado pelo Corinthians nos pênaltis, única vez em que um gaúcho enfrentou o Timão e não chegou à decisão.

1999: nas oitavas, o Juventude ganhou as duas do Corinthians. Eliminou Bahia e Inter nas fases seguintes e foi campeão diante do Botafogo. Ou seja: em 1992 e 1999, quem ganhou do Corinthians e jogou contra outro clube gaúcho a seguir levou a melhor. Bom presságio, desta vez azul, em caso de um Gre-Nal na semifinal deste ano.

2001: mais uma decisão entre Grêmio e Corinthians, desta vez com titulo dos gaúchos em pleno Morumbi.

2009: na final, o Corinthians levou a melhor sobre o Internacional e levou o título dentro do Beira-Rio.

2013: Grêmio e Corinthians jogam nesta quarta, na Arena, por uma vaga na semifinal. Se der Timão, pela primeira vez um clube da capital gaúcha não chegará à final após enfrentá-lo, embora o Inter, caso passe pelo Atlético-PR, possa conseguir a proeza mais uma vez.

Comentários