Dezembro antecipado



Enquanto o Grêmio só venceu um jogo e só marcou gols em uma partida até agora na Copa do Brasil, o Inter se despede do torneio sem sequer ter perdido nele. Eis aí uma enorme diferença entre os dois grandes gaúchos, e que simboliza mais do que parece a temporada de ambos. O dado explicita a eficiência tricolor diante da ineficácia colorada, o que é visto também dentro do Campeonato Brasileiro. Afinal de contas, ontem, na noite em que mais precisava de gol (e é no singular mesmo, unzinho bastava), o time de Clemer não saiu de um 0 a 0 que o eliminou em Curitiba.

É verdade que o Colorado teve as melhores chances, mas elas foram poucas. E era possível ir além disso: o Atlético-PR vinha bastante desfalcado, em especial de talvez seu melhor jogador, o ótimo atacante Marcelo, mas os problemas ocorriam nos três setores da equipe paranaense, que reconhecidamente tem plantel inferior ao do Inter. A equipe de Clemer não teve forças para sair do empate sem gols. Um fim melancólico.

A culpa, como bem aponta o capitão D'Alessandro, não é de Clemer. O Inter só foi a Curitiba com alguma chance de classificação por conta do gol tardio de Otávio em Novo Hamburgo, e ele já foi um achado. No primeiro tempo do jogo de ida, talvez no pior momento de Dunga no clube, o Atlético-PR poderia ter definido a sua classificação abrindo 2 ou 3 a 0. Perdeu gols demais, e estendeu seu drama até a meia noite desta quinta-feira. Diante do Grêmio, equipe bem mais eficiente que este Colorado versão 2013, erros deste tipo serão punidos com a eliminação.

Porém, embora a impressão seja de fim de festa, 2013 ainda não acabou para o Inter. Ainda existe uma tênue esperança de Libertadores, que poderá vir caso o rival Grêmio ou próprio Atlético-PR vençam a Copa do Brasil e algum brasileiro não vença a Copa Sul-Americana. Neste caso, abriria-se uma quinta vaga, que hoje seria do Goiás. A diferença para a equipe de Walter é de quatro pontinhos, bem menos que os oito que distanciam o alvirrubro do G-4. É difícil, muito difícil, mas é o que há no momento. Clemer, ao menos, terá algumas semanas cheias para treinar seu time até o fim do ano. E a direção ganha um mês e meio a mais para planejar 2014.

A la 1992
O Flamengo reviveu 1992 ontem à noite, guardadas as proporções decisivas do jogo. Como há 21 anos, não tinha o favoritismo diante do Botafogo, mas massacrou o rival num mata-mata nacional. Os 4 a 0 mostram a força rubro-negra, sempre uma camisa de peso na Copa do Brasil. Hernane, artilheiro do novo Maracanã, fez simplesmente três, e mostrou novamente ser um perigo terrível dentro da área. Hoje é dia de Vasco x Goiás, com a equipe cruz-maltina precisando de um golzinho só para seguir adiante. Já pensaram noutro clássico?

Comentários

Chico disse…
inter não se vá...
Chico disse…
Opa opa están fuera de la copa...
Chico disse…
dálessandro continua a "mirar" o Tricolor de binóculos.