Boas apostas

Falar que Clemer já está pronto para ser técnico do Internacional não é algo necessariamente errado, mas certamente precipitado. Contra o Fluminense, foi apenas seu primeiro jogo no profissional do Colorado. E se o resultado foi satisfatório, a atuação esteve longe de ser um primor. Mas é interessante notar algumas boas medidas tomadas por ele em seus primeiros dias, ou dias de interinidade, no clube.

A aposta em Leandro Damião, por exemplo, foi acertada. O camisa 9 andava realmente merecendo a reserva nos tempos de Dunga, isso não se discute. Mas para alguém que assume não vale à pena tentar apostar em quem já deu tanto resultado no passado? Todos sabemos da qualidade de Damião. Era bem provável que ele se motivasse com a vinda de um novo técnico. Foi o que ocorreu, ao menos contra o Fluminense. Renato Portaluppi fez algo semelhante no Grêmio em 2010, com Douglas, e foi muito bem sucedido.

Outra boa medida foi anunciada hoje pela manhã: uma espécie de revezamento entre os veteranos da zaga, Índio e Juan. Dois grandes jogadores, mas que somados têm 72 anos de idade. É previsível que não rendam tanto juntos, ainda mais com laterais como Kleber (33 anos) e Gabriel (32). Clemer rejuvenesce a retaguarda com Jackson, zagueiro regular, mas que parece superior a Ronaldo Alves, sem comprometer e dando mais vigor ao setor. Assim, com o rodízio, Índio e Juan podem se apresentar em melhores condições para os jogos finais da temporada, sem se desgastarem tanto, e podendo dar melhor resposta.

Finalmente, o apreço demonstrado por ele em relação a Scocco parece outra boa medida. O argentino não teve grande sequência como titular, mas deu resposta superior a Forlán e Damião nos últimos meses. Talvez a interinidade de Clemer seja um recomeço para Scocco dentro do Beira-Rio. Com mais regularidade de atuações, pode, quem sabe, repetir parte do grande futebol demonstrado nos tempos de Newell's.

Claro, é cedo demais para previsões ainda. Mas os indicativos, ao menos, são de mexidas interessantes. O Inter precisava mesmo de uma oxigenada.

Comentários