Novos tempos? Tomara!

Não acho que a simples carta assinada pelos jogadores tenha sido suficiente para uma mudança tão drástica quanto a que se anuncia, mas ela foi sem dúvida a gota d'água. É coincidência demais que, apenas dois dias depois do manifesto assinado por 75 atletas de ponta do futebol brasileiro, já vejamos propostas de alterações tão benéficas ao nosso futebol, especialmente uma, que há tempos pedimos por aqui: a redução dos estaduais.

O presidente da FGF, Francisco Noveletto, que criticou duramente o movimento, já recuou. O Gauchão de 2015 terá 12 times, em vez dos 16 atuais. E o melhor: a classificação para o estadual será definida em torneios que devem ocorrer no segundo semestre de 2014, após a Copa do Mundo. Se serão regionalizados ou não, não está definido. Mas é algo que há tempos eu venho ressaltando: é preciso movimentar o interior no segundo semestre, dar aos clubes a chance de todo o ano poderem disputar o Gauchão com a Dupla Gre-Nal.

A redução de datas e de clubes, aliás, é ótima para a Dupla e para o próprio campeonato, que se tornará mais curto, interessante e atraente. As boas campanhas de Atlético-MG e Cruzeiro em 2013 deixam claro que é preciso um estadual mais enxuto. O Mineiro tem 15 datas, contra 23 do Gauchão e do Paulistão, por exemplo. Com jogos apenas nos finais de semana, entre janeiro e abril, com pré-temporada mais longa, é possível termos uma preparação mais adequada, um ritmo menos esquizofrênico, um estadual melhor e um Brasileirão menos corrido e entupido de jogos no segundo semestre. Simplesmente tudo melhora.

A notícia é realmente ótima. Espero que seja o sinal de novos tempos para o nosso futebol, e não apenas um paliativo, uma medida para esfriar os ânimos. Aí, só faltaria deixar os preços dos ingressos menos absurdos.

Comentários

Diogo Terra disse…
Alguma coisa há de mudar, mas só com pressão e articulação.

Daí a achar que vai haver uma revolução é exagerar. Aliás, como gostam de exageros...
Vicente Fonseca disse…
De fato, revolução é algo inviável. Até porque a diminuição do número de clubes dos estaduais é uma ideia que partiu da TV, bem mais do que da pressão de jogadores. É como tu disse: tem que haver pressão, articulação, para que as coisas melhorem gradualmente. A união dos jogadores é um bom começo.
Sancho disse…
Turno-e-returno!
Unknown disse…
A mudança é inevitável para que o campeonato continue a existir. O dinheiro só entra para os clubes do interior por causa da participação da dupla. Se a dupla continuar escalando reservas por metade do campeonato, o dinheiro vai diminuir.

Concordo com o Vicente, é essencial que a definição dos participantes seja feita previamente. Pode-se até chamar o torneio de Gauchao fase classificatoria ou algo assim. Deixa os clubes de series A, B e C do brasileiro como pré classificados - que são 3 no momento - já que estes clubes já estarão com a agenda ocupada para o segundo semestre. Daí faz um regional regionalizado, definindo os demias clubes - que deveriam ser 7, não 9, na minha opinião.

Ah, e acaba com essa história de todos-contra-todos, tem que dividir em dois grupos e os 2 melhores de cada grupo fazem semis e finais. Assim até dá para ter jogos de ida-e-volta na primeira fase tambem.

Assim as datas se reduzem a 12. Da pra jogar de Fevereiro a Abril, só nos fins de semana. Todos os clubes do interior passam a ter chances de jogar contra a dupla em jogos de real importancia, o que atrai gente pro estadio e audiencia pra TV.
Vicente Fonseca disse…
Perfeito, cara. É isso o que eu penso também. Dá pra fazer melhor, mais rentável e mais interessante. E com menos datas.
Ezequiel disse…
Não sei por que meu login naou funcionou no comentário de cima...

Enfim, só pra complementar que agora são 4 os clubes gaúchos nas divisões superiores do brasileiro. Parabéns ao Juventude!
Vicente Fonseca disse…
Satisfação, Ezequiel.

Dupla Gre-Nal e Dupla Ca-Ju garantidas, seria o caso mesmo. Lembro que em 2001 o Gauchão começou em abril para esses quatro clubes, e os demais disputavam quatro vagas entre janeiro e março.