Goleada de organização
Ontem foi a vez de Real Madrid, Manchester United, Paris Saint-Germain e Manchester City golearem. Hoje foi o Barcelona, que fez 4 a 0 no Ajax. Mas quem brilhou na rodada de abertura da fase de grupos da Liga dos Campeões foi um surpreendente time suíço que venceu por 2 a 1. Não foi uma goleada. Ou melhor: foi uma goleada à moda suíça, por um gol de diferença apenas.
Na estreia de Willian no Chelsea, quem brilhou foi o Basel do experiente Marco Streller. A equipe suíça esbanjou organização em Stamford Bridge, tendo forças para virar sobre a equipe de José Mourinho, por 2 a 1. Foi uma atuação acima de tudo inteligente. Fechado, o Basel deu poucas chances ao Chelsea, que ainda assim abriu o placar com Oscar, na virada para o intervalo. No segundo tempo, o time suíço não se afobou, nem se atirou para cima: jogou esperando um erro inglês, que viria pelo afã de tentar aumentar a vantagem, e chegou ao empate que desestabilizou de vez o Chelsea. Cedendo cada vez mais espaços, os mandantes passaram a ser dominados, levaram mais um e poderiam até ter perdido por diferença maior que 2 a 1, um resultado surpreendente e que tem tudo para alterar os rumos do Grupo E, que viu também o Schalke 04 golear o Steaua por 3 a 0.
Quem lembra do Basel eliminando o Manchester United do maior torneio europeu há duas temporadas sabe que a chave ficou completamente indefinida. O Chelsea vai a Bucareste precisando derrotar o Steaua, e verá o Basel receber o Schalke na segunda e já decisiva rodada do dia 1º de outubro. Para os romenos, o objetivo de conquistar uma vaga na Liga Europa ficou bem mais difícil após estes jogos de abertura.
No Grupo da Morte, o vice-campeão Borussia Dortmund começou tropeçando: 2 a 1 fora de casa para o Napoli. Já o Arsenal confirmou a boa fase e bateu o Olympique, em Marselha, por 2 a 1. De resto, Atlético Madrid, Porto e Milan confirmaram seus respectivos favoritismos e começaram com vitórias suas caminhadas.
Em tempo:
- É surpreendente que ainda haja quem acredite na história de Ronaldinho querer voltar ao Grêmio, embora a cara de pau do polêmico craque seja notável a ponto de um absurdo desses parecer verdadeiro.
Comentários