Desaparecidense

O lance em que o massagista Romildo Fonseca da Silva (qualquer semelhança é mera coincidência) evita o gol do Tupi nos minutos finais da partida contra a sua Aparecidense nas oitavas de final da Série D é um absurdo esportivo. Não se pode dar o gol ao Tupi, pois a bola não entrou. Mas também é absolutamente injusto que o time de Juiz de Fora seja eliminado da competição, pois ele muito provavelmente teria vencido o jogo, não fosse a intromissão de Romildo, que fazia sei lá o que ao lado da trave. Qualquer decisão é complexa neste caso.

A decisão do STJD, tomada ontem à noite, parece mesmo a mais correta. O time goiano utilizou de artifícios extracampo, contrários não só à moral ou ética do esporte, mas que, usando um termo bem gaúcho, "avacalharam" por completo a partida, e merece mesmo perder os pontos dela - o que, na prática, significa eliminá-lo do torneio, já que o jogo de ida havia empatado em 1 a 1. Se a Aparecidense adotasse uma postura de fair play, poderia fazer um gol contra assim que a bola voltasse a rolar, mas isso não aconteceu - em outros casos parecidos de absurdo, foi a solução encontrada. Sugerir novo jogo? Não há qualquer clima. Se a delegação da Aparecidense foi hostilizada a ponto de o próprio massagista ter que se esconder em uma caixa, imaginem uma volta do time a Juiz de Fora.

Tudo é passível de discussão, e acho interessante que todos tragam argumentos que enriqueçam essa discussão. Ouvindo uma rádio de Juiz de Fora, sugestão do grande Frederick Martins, os comentários antes do julgamento é que a decisão de excluir o time goiano, que sequer enviou representantes para se defender ao STJD, poderia servir como jurisprudência para casos semelhantes que venham a ocorrer no mundo todo. Em 2006, algo bem semelhante ocorreu pelo Campeonato Alagoano, e o placar foi mantido, mesmo com o gandula evitando o gol. São casos tão inusitados que qualquer decisão tomada soa como inédita.

Pela postura do time goiano, imagino ser pouco provável que haja uma batalha de liminares ou algo do tipo, que transforme a Série D num tapetão. Mas o futebol brasileiro "adora" esse tipo de coisa. Como o Pleno do Tribunal só se reúne em outubro, a chance de o torneio ficar parado existe.

Em tempo:
- Confirmada a classificação, o Tupi enfrentará o Mixto nas quartas. Quem passar sobe para a Série C e encara Juventude ou Metropolitano nas semifinais.

- Mais detalhes sobre este caso serão desvendados no Momento Tupi, que Frederick Martins reestreia nesta quinta, no Carta na Mesa. O programa também estreará no próximo programa uma grande contratação: Lucas Imbroinise (anotem esse nome, uma das maiores promessas do jornalismo esportivo brasileiro), dos ótimos Diário Esportivo Golaço e Boleiragem Tática, que será nosso correspondente no Rio de Janeiro e debaterá conosco o jogaço desta quarta, entre Cruzeiro e Botafogo.

Comentários