Cara fechada

Corinthians x Grêmio. Eis um jogo com cara fechada. Dois grandes elencos que não têm formado grandes times neste ano. Dois times em momentos de instabilidade e contestação. Duas equipes com dificuldades para atacar, mas defesas sólidas, que praticam um estilo pouco atraente ao espectador neutro. E, ainda assim, dois dos principais favoritos ao título da Copa do Brasil.

O futebol nos surpreende a cada dia, mas num bolão eu cravaria fácil o 0 a 0 para a partida de hoje à noite. Foi, aliás, o resultado que ambos conseguiram no último final de semana. O Corinthians, jogando em casa, foi dominado pelo Cruzeiro e salvo apenas por uma jornada esplêndida do goleiro Cássio. O Grêmio, em Salvador, até jogou melhor que o Vitória, mas não teve competência para converter as oportunidades em gol. Foi pragmático, como tem sido fora de casa. E como deve ser hoje à noite.

É um jogo para muito estudo, de ambas as partes. O Corinthians é quem provavelmente tentará tomar a iniciativa, por jogar em casa, mas dificilmente vai se atirar para cima. Este Grêmio é talhado para jogar no erro, e vai fazer isso a noite toda. É jogo para meio de campo, para marcação dura. É jogo truncado. É jogo para empate, e sem gols, transferindo toda a decisão para o mês que vem, na Arena.

A quem, aliás, serve o 0 a 0? Aos dois e a nenhum deles. O empate sem gols na ida é o resultado mais neutro que existe num mata-mata com saldo qualificado. Não é de forma alguma ruim para o Corinthians: jogará por qualquer outra igualdade em Porto Alegre. Imaginem o Timão fazendo um golzinho na Arena: o Tricolor seria obrigado a fazer dois, e meter dois tentos no time de Tite é tarefa bem complicada, embora Goiás e Ponte Preta tenham conseguido recentemente. Por outro lado, o Grêmio, com o 0 a 0, chegará precisando vencer por qualquer placar. Somando Copa do Brasil e Brasileiro, o Tricolor ganha cerca de 60% dos jogos que disputa em seu novo estádio. Não é um índice assombroso, mas na maioria das vezes é suficiente para garantir classificação.

Botafogo x Flamengo: caso raro de mata-mata sem saldo qualificado, já que os dois confrontos serão no mesmo estádio. Clássico é clássico, e por isso é tão complicado apontar favorito. Que o Botafogo é melhor, ninguém duvida, mas a equipe vem de duas derrotas traumáticas no Brasileiro. O Flamengo tem menos time e vive crise muito mais profunda, especialmente após a saída de Mano Menezes. Porém, eliminou o poderoso Cruzeiro nas oitavas, tem tradição no torneio e costuma se dar bem diante do Fogão. Tendência de 2 a 2, como qualquer clássico carioca que se preze.

Goiás x Vasco: o favoritismo é do Goiás, que joga em casa e vem em momento muito superior ao do Vasco. Em uma chave não tão complicada quanto a do outro lado, a equipe goiana tem em 2013 sua melhor chance a voltar a disputar uma final de Copa do Brasil, o que não ocorre desde 1990. Mas para começar o projeto é preciso ganhar hoje no Serra Dourada, e de preferência por uma vantagem que torne o jogo de volta mais confortável.

Em tempo:
- A Chapecoense (2º, 46) dava toda a pinta de que subiria fácil para a Série A, mas o rendimento recente da equipe começa a deixar dúvidas. Ontem, na abertura da 25ª rodada da Série B, levou 2 a 1 do Paysandu (15º, 27) em Belém. A distância para a saída do G-4 ainda é confortável, de 8 pontos. Mas é bom tomar cuidado com a queda de desempenho.

Comentários