Brasil enfraquecido



Os resultados dos times brasileiros nas oitavas de final da Copa Sul-Americana são tudo, menos surpreendentes. Trata-se, apenas, do reflexo do menosprezo com que a própria CBF tratou a competição, ao criar critérios que diminuíram a qualidade de seus representantes no segundo principal torneio do continente. Dos cinco times que estão entre os 16 melhores, só a Ponte Preta vive situação relativamente tranquila, após bater o Deportivo Pasto, em Campinas, por 2 a 0. Coritiba e Sport estão em situação delicada, e São Paulo e Bahia não obtiveram bons resultados ontem à noite.

Na noite desta quinta não ocorreu nada mais do que a lógica. O São Paulo vem mal das pernas no Campeonato Brasileiro; a Universidad Católica é, no momento, a segunda melhor equipe do Chile. Nada mais justo do que esperar um confronto equilibrado no Morumbi. O Tricolor entrou mole, achando que venceria quando quisesse, e não passou de um empate em 1 a 1 que o obriga a vencer em Santiago.

Em Medellín, o Bahia até saiu com um resultado melhor do que o que se previa. Afinal, a equipe de Cristóvão Borges enfrentaria o forte Atlético Nacional, atual campeão e líder do Campeonato Colombiano. Perdeu só por 1 a 0, gol contra de Diones, e se mantém vivo. Ainda que o favoritismo seja da equipe colombiana no jogo da volta.

Ontem também ficou definido o primeiro confronto das quartas de final, e será entre argentinos. O Lanús já havia eliminado a Universidad de Chile na quarta-feira, e pegará o River Plate, que bateu a Liga de Loja por 2 a 0 no Monumental de Nuñez e segue adiante. Daí, certamente sairá um forte candidato ao título da competição.

Em tempo:
- A uma semana de completar uma década sem ganhar Bra-Péis, o Pelotas foi à forra. Goleou o rival Brasil por 3 a 0 em pleno Bento Freitas e conquistou o primeiro turno da Copa Sul Fronteira. Os torneios regionais têm sido um sucesso de público. A rivalidade exalta os ânimos (houve briga ontem em Pelotas, e já havia ocorrido confusão em Aimoré x Novo Hamburgo), cria interesse no público. Com o Gauchão 2015 reduzido a 12 clubes, seria interessante a FGF transformar os torneios regionais do segundo semestre de 2014 em eliminatórias para o estadual do ano seguinte. Pelo bom acolhimento que as Copas vão tendo, parece ser mesmo uma tendência.

Comentários

Sancho disse…
A solução é simples: (a) times nas séries A, B e C nacionais já estão classificados [Grêmio, Internacional, Caxias, Juventude]; (b) 6 outras vagas restantes são definidas pelas Copas regionais [os dois primeiros].

As duas vagas restantes, aí, deixo em aberto. Um triangular entre os terceiros colocados das Copas Regionais? Convite da Federação (desde que atendendo certos critérios de admissibilidade)? Ranking?

Com 12 clubes e 23 datas. Sou mais em fazer um campeonato em turno-e-returno por pontos corridos.
Sancho disse…
Mas, alguém diria, "Sancho, tem que reduzir as datas". Eu respondo: concordo. Mas, daí, sou mais reduzir o número de clubes para 10 ou 8 e manter os pontos corridos.

A réplica seria: mas tu não és contra os pontos corridos?

Não sou, ao menos não ideologicamente. Sou contra os pontos corridos no Brasileiro, mas favorável nos estaduais.
Vicente Fonseca disse…
Já eu acho o contrário, Sancho. Pra mim, os estaduais só fazem sentido com rivalidade, com clássicos decidindo. No Brasileirão, vejo os pontos corridos como mais necessários para comercialização do campeonato, fora que já temos um torneio mata-mata em nível nacional, que é a Copa do Brasil.

Sem querer entrar em mais uma discussão pontos corridos x mata-mata, que é eterna...
Sancho disse…
Entre nós, não é discussão; mas conversa! Outro oportunidade, desenvolvo minha posição. Agora, está tarde. Abraço.
Vicente Fonseca disse…
Meu caro Sancho e sua peculiar elegância...

Grande abraço!