Dois craques, dois líderes

Alex é o craque do Campeonato Brasileiro até agora. Suas atuações transformam um Coritiba médio em um time que conta com um diferencial técnico, tornando-se uma equipe muito forte dentro de casa e sólida o suficiente para obter pontos fora e ficar, desde o início da competição, no G-4 do Brasileiro. Ainda assim, o melhor time do campeonato até agora é o Botafogo.

Apostar no time da estrela solitária tem sido temerário há muito tempo. Nos últimos dez anos, o Botafogo começou bem no Brasileiro em 2005, 2007, 2008, 2010, 2011 e 2012, e nunca sequer chegou à Libertadores, competição da qual se ausenta desde o título de 1995. Ainda assim, em um Brasileiro onde os times considerados favoritos andam patinando mais do que deveriam, cabe abrir o olho com a equipe de Oswaldo de Oliveira, que vem fazendo um bom trabalho desde o ano passado.

Se Alex é o craque do Brasileirão nestas primeiras dez rodadas, Seedorf é medalha de prata neste torneio particular, e é respeitável a opinião de quem acha que o holandês vem jogando ainda mais que o articulador do Coxa. Ontem, em um jogo difícil contra o insinuante Vitória de Caio Júnior, ele fez de tudo: bateu escanteio com veneno, quase fez gol por cobertura, deu assistência para os dois gols na vitória por 2 a 0. Só faltou o golzinho dele, Seedorf. Mas já fez três neste Brasileiro, o que, se mantida a média, lhe deixarão com razoáveis 12 gols no fim do ano, nada mau para quem não é atacante.

O Botafogo tem uma defesa segura, que começa pelo goleiraço Jefferson, passa pela firme dupla de zaga formada por Dória e Bolívar, dois laterais confiáveis no apoio, dois volantes com grande liderança e que passam segurança à zaga e três meias de grande movimentação, um deles cracaço de bola. O que falta a este time? Mais opções de banco e, especialmente, mais atacantes de nível. O Fogão cria muito, mas ainda perde gols demais. Com um centroavante de melhor nível que Rafael Marques, poderia ser considerado até mesmo favorito ao título brasileiro. Mas, do jeito que está, no mínimo briga por Libertadores. Assim como o Coxa, o outro líder, do outro craque veterano que também nos brinda a cada semana com muita categoria.

A opção Maxi
Meu sentimento após a derrota para o Corinthians era o de que Maxi Rodríguez jogaria o Gre-Nal de domingo. Palpite que ganha cada vez mais força a partir das lesões de Zé Roberto e Vargas. A saída do capitão abre lugar para o uruguaio, e a contusão do chileno deixa uma lacuna estrangeira para Maxi no mínimo ser relacionado. Como o Grêmio anda precisando de maior qualidade na criação (contra o Corinthians, abusou dos passes errados), avalio Maxi como uma opção melhor que Guilherme Biteco para iniciar o jogo. Pode ser a grande chance do ex-meia do Montevideo Wanderers.

A opção Jorge Henrique
Escalando Jorge Henrique no treino desta quinta, Dunga acerta duplamente: além de ser mais jogador que Fabrício, o ex-corintiano é bom de clássico e pode dar combatividade maior ao meio, além de velocidade nos contragolpes. Jogando na Arena, a tendência é que o Inter se feche e busque os contra-ataques, como fez fora de casa contra Fluminense e São Paulo, ambos com sucesso. Dificilmente tomará a iniciativa diante de um Grêmio que precisa mais da vitória no Gre-Nal.

Torneo de los veteranos
Começa hoje um Campeonato Argentino interessante, repleto de grandes jogadores que já atingiram seu auge há algum tempo, mas ainda passeiam grande categoria. É o caso de Riquelme (Boca), Trezeguet e Heinze (Newell's), Romagnoli (San Lorenzo), Loco Abreu (Rosário Central), Verón (Estudiantes), entre outros. O primeiro jogo é às 18:00: Godoy Cruz x Argentinos Juniors.

Comentários

Vine disse…
Esse Brasileirão tá comçando a ficar parecido com o de 2009: ninguém "quer" ganhá-lo, o que abre brecha para uma surpresa no final do ano. Mais interessante no início, impossível.
Chico disse…
Superclássico Grenal