Barbadas traiçoeiras

Bahia e Atlético Paranaense eram dois dos times mais cotados para serem rebaixados quando o Campeonato Brasileiro começou. Hoje a história é outra: através de bons trabalhos dos técnicos Cristóvão Borges, que tornou o time baiano seguro, e Vagner Mancini, que transformou o Furacão numa equipe insinuante do meio para a frente, ambos habitam a ponta de cima da tabela.

Considerando os últimos maus resultados da Dupla Gre-Nal, é praticamente impossível falar em favoritismo. Especialmente no caso do Grêmio: além dos três jogos sem vitória, de jogar fora de casa (onde não vence há cinco meses) e de uma atuação medonha diante do Coritiba na última quinta, o time de Renato Portaluppi vem cheio de problemas: Zé Roberto, Vargas, Pará, Kleber e talvez Elano. Jogarão Moisés, Paulinho, Maxi Rodríguez, talvez outro nome menos experiente. Talvez, inclusive, aí esteja uma solução: rejuvenescer um time que tem se caracterizado por grandes nomes que decepcionam, especialmente Elano e Barcos, que fazem um ano realmente ruim.

No caso colorado, há bem mais circunstâncias favoráveis: a reestreia de Alex, o primeiro jogo de Scocco como titular, a primeira partida em Novo Hamburgo. Ainda assim, é preciso levar em conta que o momento do Atlético é melhor: são quatro vitórias seguidas, enquanto o Inter perdeu para o Náutico de goleada e empatou jogando muito pouco no Gre-Nal do domingo passado. Embora o time de Dunga seja tecnicamente bem superior, precisará melhorar o que vem jogando e esperar uma piora do time paranaense para sair com a vitória. E ela é fundamental.

Um final de domingo que não prometia grandes dramas aos dois gaúchos quando saiu a tabela do Brasileirão será, provavelmente, de grandes dificuldades. O equilíbrio tem sido tanto que o chavão está valendo como nunca em 2013: não tem jogo fácil no Campeonato Brasileiro, realmente.

Todos marcam passo
Só quem não jogou é que se deu bem após os jogos deste sábado no Campeonato Brasileiro. Quem obteve o melhor resultado do dia foi o Goiás: foi ao Mané Garrincha e arrancou um empate em 1 a 1 com o líder Botafogo, algo que poucos têm conseguido, ainda mais fora de casa. Os alvinegros não jogaram mal, mas o time esmeraldino provou que é tinhoso. Walter, com bons chutes de média distância, provou porque vem fazendo um bom Campeonato Brasileiro. E o Fogão pode cair para 3º, caso Cruzeiro e Coritiba vençam.

Na Arena Pernambuco, resultado ruim tanto para Náutico quanto para o Atlético Mineiro. O 0 a 0 mantém o Timbu na lanterna e o Galo próximo à zona de rebaixamento. O campeão da América já conta cinco partidas sem vencer desde a sua maior conquista.

Domingo de luxo
O domingo reserva grandes jogos. A volta do Fla-Flu ao Maracanã é a grande atração, claro, com Vanderlei Luxemburgo e Mano Menezes frente a frente em suas tentativas de reconstrução dos dois históricos rivais. No Pacaembu, o Corinthians receberá o traiçoeiro Vitória. O líder Cruzeiro recebe o Santos no Mineirão, enquanto o embalado recebe o Vasco de Juninho no Couto Pereira. Às 18:30, além dos jogos da Dupla Gre-Nal, dois confrontos de equipes que lutam diretamente contra o rebaixamento: Ponte Preta x Criciúma, no Moisés Lucarelli, e Portuguesa x São Paulo, no Canindé. O domingo promete.

Palmeiras dispara
O Palmeiras é mais um clube grande que passeia pela Série B de pontos corridos. Com a boa vitória por 2 a 1 sobre o Paraná, outro que vem bem para subir após sete temporadas na segunda divisão, foi a 34 pontos, cinco a mais que a Chapecoense (que, é verdade, tem dois jogos a menos). A vantagem para o 5º lugar, no entanto, já é de 11 pontos. Do 3º ao 8º lugar, a diferença é de apenas 3 pontinhos. O Verdão e o time de Chapecó é que estão bem encaminhados, o resto é pura irregularidade e emoção.

Caxias bobeia
O empate em 0 a 0 em casa com o pobre Duque de Caxias faz o Caxias perder dois pontos preciosos na Série C. Ainda assim, a equipe está bem colocada na zona de classificação. Na Série D, é dia de o Juventude assumir a liderança do grupo e ganhar do Villa Nova-MG no Jaconi. O Lajeadense levou 3 a 0 do Botafogo-SP e caiu para 3º, mas ainda assim com um jogo a menos que o time de Ribeirão Preto. A gauchada está toda no páreo.

Comentários