Vai fechar...

Não estamos falando de fechar grandes contratações, uma realidade cada vez mais distante do Internacional, dia após dia. Estamos falando mesmo é da janela de contratações do exterior, que fechará daqui a quatro dias. Depois de sábado, só será possível trazer jogadores que não atuaram 6 vezes por algum clube da Série A, ou nomes das séries B, C e D.

Há cerca de 20 dias, falávamos que a demora em contratar já havia prejudicado bastante o Inter no sentido de não trazer reforços que se encaixassem ao plantel durante a parada para a Copa das Confederações, para que se entrosassem melhor ao elenco e pudessem aproveitar o período de treinamentos, tendo em vista os jogos, que começariam na semana seguinte. Agora, a situação é mais delicada ainda: a possibilidade de não trazer ninguém de alto nível vindo do exterior, depois de semanas participando de negociações que se arrastam e não avançam, embora pareçam sempre estar bem encaminhadas, assusta os torcedores, certamente preocupa Dunga e já causa desconforto inclusive em relação à presidência do clube.

O caso de Nilmar é emblemático. Um jogador sabidamente caríssimo, que atua em um mercado sabidamente duro para negociar, em um momento onde o clube parece não ter dinheiro para fazer um investimento tão alto. A recusa definitiva, vinda hoje à tarde, foi um choque de realidade. E o pior: esperando por Nilmar, um negócio que dificilmente daria certo, o Inter deixou Saviola, que parecia quase certo, em espera. Agora, terá a concorrência do rico futebol chinês na briga pelo passe do argentino. Que, diga-se de passagem, nunca jogou a bola que tanto dizem que tem. Isso fora os casos de Adriano, Júlio Baptista, Alex, Scocco, Giuliano... É muita gente boa na pauta pública e nada de anúncio, o que só aumenta a frustração e o desgaste com todos os setores do clube.

O único lado positivo nisso tudo é que, talvez, Leandro Damião fique. Mas nem isso é uma garantia: a janela de contratações na Europa só se encerra em agosto. Há um mês ainda para o Internacional resistir às investidas cada vez mais fortes, especialmente do Napoli, que tem a grana da venda de Cavani nas mãos, prontinho para gastá-la. Isso sem falar que o ataque nem deveria ser exatamente uma prioridade neste momento. A articulação e a zaga são posições bem mais carentes no Beira-Rio atualmente.

Comentários

Gustavo Levin disse…
Cara, te faço uma pergunta primeiro: algum clube da série A fez alguma grande contratação vinda do exterior? Mas realmente, essas novelinhas de contratação tão muito chatas pelo lado do Inter. Zaga e articulação até podem ser as posições mais carentes no Inter, mas:
1) O Inter tem vários zagueiros (Índio, Juan, Ronaldo Alves, Jackson, Romário, Alan, Dalton). Se é pra trazer um novo zagueiro pro lugar do Moledo então que se livrem de pelo menos uns dois que tão no grupo e nem jogam (Dalton, por exemplo).
2) A imprensa gaúcha fica falando em trazer um substituto da articulação pro Fred como se o guri fosse a melhor coisa que o Inter revelou recentemente. As vindas do Jorge Henrique e do Alan Patrick podem ajudar muito nisso, sem contar ainda o Otavinho.
3) Damião não joga desde a final do Gauchão. Então, se não venderem ele, ele mesmo será o reforço pro ataque pro resto do ano, hehehe.
Vicente Fonseca disse…
Nenhum clube, com certeza. Mas o Inter sabidamente precisa qualificar o seu grupo, ao contrário de outros clubes, e isso não vem sendo feito. Além disso, há dois pontos que reforçam a cobrança sobre o Inter.

1) Perdeu dois titulares importantes, o que quase ninguém perdeu.

2) A direção de futebol anuncia publicamente as negociações. Isso atrapalha as próprias negociações e cria uma expectativa em todos que nunca se cumpre.

Acho que o Inter precisa de um zagueiro titular com a saída do Moledo. Há muitos zagueiros no elenco, mas nenhum é reposição pro nível que o Moledo vinha exibindo. Não vindo ninguém, tende a piorar a zaga. Os 6 gols levados nos últimos 3 jogos são um sinal disso.

Para o meio, acho difícil substituir o Fred, mais pela característica dele que pela qualidade em si. O Jorge Henrique é muito bom jogador, embora seja de uma posição diferente, e o Alan Patrick é aposta. Conviria trazer alguém também.
Vicente Fonseca disse…
Ah, esqueci do Otávio, que tu citou. É bom jogador, com potencial, mas também é aposta.

Só pra complementar: eu não acho o grupo do Inter ruim, como muitos. Tem um time titular muito bom e alguns reservas interessantes, mas pra brigar por título este elenco me parece insuficiente, se comparado com Corinthians, Fluminense, Atlético-MG e o próprio Grêmio.
Gustavo Levin disse…
Outros times que perderam titulares importantes também além do Inter e que estão repondo-as com o que tem no grupo:

- Fluminense: Wellington Nem e Thiago Neves
- Corinthians: Paulinho
- Grêmio: Fernando (por enquanto o tal Riveros ainda nem pode jogar)
- Santos: Rafael e Neymar
- Cruzeiro: Diego Souza
- Botafogo: Andrezinho e Fellype Gabriel
Vicente Fonseca disse…
Sem dúvida, cara, mas muitos desses aí têm elencos em geral melhores. Aí é que tá: o Inter deveria agregar qualidade, e não ficar na mesma ou com menos qualidade que antes.