Um sábado muito aguardado

O sábado é de expectativa para muitas torcidas brasileiras, que voltarão a ver seus clubes disputando o principal campeonato do país. Agora imagine uma torcida que tem um grande elenco nas mãos, um grupo que teoricamente deve brigar pelo título nacional, e que precisamente hoje reestreará seu eterno ídolo como técnico. Fácil perceber que este é um sábado muito aguardado pelos torcedores do Grêmio (7º, 8).

A IV Era Renato (duas como jogador, e a segunda como técnico) inicia como as outras três: com esperança. Seu nome sempre encheu deste sentimento o coração dos gremistas. Na primeira, ele era uma promessa de grande jogador; na segunda, uma solução para um time em crise; na terceira, um técnico que viria para salvar a equipe do rebaixamento; agora, um treinador que vem para tentar recuperar um ambiente negativo e tornar um elenco que no papel é forte um real candidato ao título brasileiro.

Sem grandes mudanças táticas, pois disso a equipe não precisa. O time para enfrentar o Atlético-PR (15º, 5), na Vila Capanema, já foi inclusive testado (e com sucesso) por Vanderlei Luxemburgo. O fato de Luxa ter abandonado esta ideia após ela funcionar é uma prova de o quanto ele estava perdido nestas primeiras rodadas do Brasileirão. Para encarar uma equipe fraca, que toma muitos gols, mas também tem feito muitos gols, é uma formação interessante: um time que defende com bastante gente e ataca com bastante gente. Mas isso na teoria: na prática, precisa ser compacto para que tudo funcione. Não será da noite para o dia.

Enquanto não se pode cobrar excelência tática, pois é apenas um primeiro jogo (ou segundo, se considerarmos que este time fez 1 a 0 no Vitória), podemos cobrar atitude. Em 2010, com Renato, o Grêmio se impunha fora de casa. Em 2013, não vem fazendo isso. Está na hora de fazer. O Tricolor é bem superior tecnicamente ao Atlético-PR, que, aliás, nem em seu estádio está jogando. Os três pontos, portanto, são bem possíveis. E cairiam como uma luva para um começo de trabalho de quem busca lutar pelo título.

Flamengo (14º, 5) x Coritiba (1º, 11): como voltará o líder do Brasileiro desta parada? Como será a estreia de Mano Menezes no Flamengo? Estes são os dois principais questionamentos e atrações do jogo desta tardinha, em Brasília. No papel, o Fla não é tão fraco assim: recentemente derrotou o São Paulo em um amistoso, e conta com Elias, Carlos Eduardo, Gabriel e Marcelo Moreno. O Coxa vem quase completo, apenas sem Rafinha. Jogo interessantíssimo.

Náutico (19º, 4) x Ponte Preta (20º, 3): a Arena Pernambuco viu alguns dos melhores jogos da Copa das Confederações: Japão x Itália, Espanha x Uruguai... E agora verá o duelo dos dois piores times do Brasileirão até o momento. A principal atração é o estádio em si. Curiosidade é ver como a Ponte voltará da parada, pois é um time melhor do que a lanterna supõe. O Timbu é fraco mesmo.

Portuguesa (12º, 6) x Cruzeiro (5º, 8): a Lusa começou o Brasileiro melhor do que se esperava. O Cruzeiro, por sua vez, pontuou menos do que se supunha. O jogo das 21:00 é bem interessante. Quem vencer acaba o sábado no G-4.

Em tempo:
- A líder Chapecoense (1º, 19) ganhou outra na Série B. Fez 2 a 0 no ASA (16º, 7), fora de casa, e chega a 6 vitórias e 1 empate em 7 rodadas. Hoje o destaque é para Joinville (2º, 15) x Sport (8º, 9), na Arena Joinville.

- Tarde de Dupla Ca-Ju em campo. Pela Série C, com transmissão do Sportv às 16:00, o Caxias recebe o Guarani no Centenário. Na D, o Juventude visita o Villa Nova-MG, em Nova Lima. Ambos são líderes de seus respectivos grupos.

- Inter negocia com Lucho González. É um excelente jogador, e cairia muito bem para substituir Fred, pois é mais organizador que Dátolo. Aliás, este parece estar em baixa no Beira-Rio, após a absurda confusão criada por Dunga em sua coletiva de ontem.

Comentários