Só o melhor Galo chegará à final

O Atlético-MG levou gol em todos os jogos que disputou nesta Libertadores. O Newell's Old Boys tem Scocco e Maxi Rodríguez, entre outros ótimos jogadores, no seu setor ofensivo. Se fizer um golzinho, o que todos conseguiram contra o Galo até agora, obrigará o time de Cuca a fazer quatro para se classificar.

Só isso já uma dimensão da dificuldade da tarefa atleticana para hoje à noite. É claro que o Atlético-MG pode fazer 4 a 1, ou até mesmo contrariar sua biografia, não sofrer nenhum gol e chegar aos 3 a 0 que precisa para eliminar o Newell's, chegar à sua primeira final de Libertadores e repetir a final da Copa Conmebol de 1992, contra o Olímpia. Mas é exatamente isso que a equipe precisará fazer: contrariar sua biografia, mesmo que ela seja brilhante. Só o melhor Atlético-MG passará pelo desafio de hoje.

Futebol o Galo já demonstrou nesta Libertadores, e de sobra. Mas é sempre preciso levar em conta o adversário. O Newell's, além de ter não ter perdido fora de casa no mata-mata, é o melhor time que o Atlético-MG já enfrentou em 2013. É superior ao São Paulo, a quem o Atlético-MG impôs os 4 a 1 necessários para hoje à noite. É muito superior ao Arsenal Sarandí, a quem o Galo venceu duas vezes por 5 a 2. É melhor que o Tijuana, que o Strongest, que o Cruzeiro. Será preciso, provavelmente, superar as sensacionais partidas realizadas contra todos estes adversários, ou seja: será preciso desempenhar sua melhor atuação no ano para seguir adiante. A menos que o Newell's contrarie a sua biografia, e fracasse com um péssima atuação que ainda não pudemos observar nesta temporada.

O que nos leva a crer que a classificação está muito mais próxima dos argentinos, além da óbvia vantagem de 2 a 0 obtida em Rosário, é que há algum tempo o Atlético-MG não empolga mais. Desde os 4 a 1 sobre o São Paulo, para sermos mais precisos. Depois daquela atuação de luxo, eliminou o Tijuana jogando menos que os mexicanos em ambos os jogos, no saldo qualificado; fez um começo titubeante de Brasileiro, onde levou gol em na maioria dos jogos que disputou. É um time que há dois meses não repete o brilho de outrora, mas segue com as falhas de sempre, que eram minimizadas quando a equipe ganhava, mas sempre estiveram lá, mesmo que encobertas por goleadas históricas.

O Atlético-MG pode chegar à final. Tem qualidade para tanto, é um timaço. Mas precisará ser o melhor Atlético-MG que já vimos se quiser chegar lá. Ou então, enfrentar o pior Newell's que já vimos nesta Libertadores. É difícil, mas não impossível - o próprio Santa Fé demonstrou isso. É, acima de tudo, um Jogaço, com "j" maiúsculo mesmo. É a grande noite do ano até agora.

Comentários