O primeiro domingo na Arena

Atrativos não faltam. A começar por Renato Portaluppi, e sua primeira partida desde a volta ao Grêmio em frente à torcida tricolor. Torcida esta que estará munida com trapos, faixas e bumbos na geral da Arena, como desde a inauguração deste estádio não víamos. Falando em Arena, será o primeiro domingo com jogo do Grêmio na nova casa do clube. É também o primeiro jogo diurno do Tricolor no estádio, algo que também costuma chamar mais torcedores a campo. Ah, é a estreia de Renato na Arena. E é contra o Botafogo, simplesmente o líder do Campeonato Brasileiro.

Grêmio e Botafogo tem mesmo todos os ingredientes para ser um jogaço. É uma partida aguardada ansiosamente pelos gremistas não apenas por ser a volta do time para casa após a parada da Copa das Confederações, mas porque é a estreia de Renato em casa, e com ele sempre surge a esperança por dias mais, digamos, azuis. Nada melhor do que começar esta nova era com uma vitória sobre o primeiro colocado do Campeonato Brasileiro, certo?

Não será fácil, claro. Contra o Fluminense, semana passada, o Botafogo não fez uma boa partida. Venceu por 1 a 0, mas talvez pudesse até ter perdido, pois foi dominado na maior parte do tempo. A equipe de Oswaldo de Oliveira vem completa, contando com o retorno do experiente Renato à meia-cancha. É verdade que faltam atacantes no elenco botafoguense, mas sobra criatividade. Rafael Marques não é um grande atacante, mas cresce recebendo bolas de Seedorf, Lodeiro e companhia.

O Grêmio, porém, tem condições de vencer. Tecnicamente, conta com uma equipe até superior, embora o Botafogo seja um conjunto mais consolidado, redondinho, entrosado e acertado a partir de bons resultados, como o título carioca. Tem a confiança que o Grêmio ainda não encontrou. Mas não é exatamente para isso que Renato foi contratado, para buscar esta confiança que anda tão perdida? A partir das 16:00, saberemos se sua contribuição já está sendo vista neste sentido.

Estarei lá, nas cabines da Arena, comentando o jogo para a Rádio Estação Web. Nossa transmissão, que terá o comando do narrador Carlos Jornada, começa às 15:50. Estão todos convidadíssimos a acompanhar o jogo com a gente.

Coritiba (3º, 12) x Atlético-PR (19º, 6): o Coxa é bem superior e joga no Couto Pereira. Mas, como sempre, cabe lembrar que é um clássico. O Furacão tem um dos ataques mais positivos do campeonato e pode causar transtornos. Ainda assim, a tendência é de vitória alviverde.

Vitória (6º, 10) x São Paulo (11º, 8): o Vitória é favorito não apenas por jogar em casa, mas porque vem em melhor momento e pega um São Paulo em frangalhos, sem Luís Fabiano, mais uma vez expulso, além de Clemente Rodríguez (também suspenso) e os lesionados Jadson, Rafael Tolói e Paulo Miranda. O que pode motivar o Tricolor é o fato de estar estreando seu novo técnico, Paulo Autuori, mas empate para os paulistas já estará de ótimo tamanho.

Cruzeiro (8º, 9) x Náutico (20º, 4): favoritismo total para o Cruzeiro no Mineirão diante de um Náutico que, além de lanterna, tem vários desfalques, entre eles Elicarlos e Martinez. O time mineiro também tem vários problemas de escalação, mas deve se impor e conseguir a vitória.

Corinthians (9º, 9) x Atlético-MG (13º, 7): o jogaço entre Galo e Timão mais uma vez é adiado. Em 2012, o Corinthians jogou com reservas no Independência e time misto no Pacaembu. Agora, priorizando a final da Libertadores, é o Atlético-MG quem poupará titulares. Só Bernard deve ir a campo. Com isso, favoritismo corintiano.

Criciúma (17º, 6) x Goiás (12º, 8): o fator local é o trunfo do Criciúma para sair da zona de rebaixamento. Diante de um Goiás mais consistente e com time quase completo, o Tigre se vê cheio de desfalques, mas precisa obter o resultado para não começar a ficar em situação desconfortável na tabela.

Vasco (15º, 7) x Flamengo (18º, 6): é no jogo entre os dois times que menos pontos somados reúnem nesta rodada que deveremos ter o maior público deste fim de semana. Eis a grandiosidade do Clássico dos Milhões, que deve levar aos menos 60 mil pessoas ao Mané Garrincha. O Vasco estreia Dorival Júnior, mas é o Flamengo de Mano Menezes que chega em melhores condições para vencer o jogo.

Comentários

Chico disse…
Só a vitória interessa contra os cariocas putos!