Lembra de onde parou?

A Libertadores já volta, dois dias depois da Copa das Confederações. E volta fervendo, diretamente na semifinal, onde Olímpia e Santa Fé chegam embalados, cada um a seu modo, babando por uma vaga na decisão.

Ao contrário do futebol brasileiro, país-sede e disputante da Copa das Confederações, Paraguai e Colômbia não pararam nesta segunda metade de junho. A Argentina, do Newell's, adversário do Atlético-MG, também não. Isto pode significar um maior ritmo de jogo para estes três rivais do Galo, embora também possa trazer um maior cansaço a todos eles.

O Santa Fé vem em melhor fase, mas certamente mais desgastado que qualquer um dos outros três postulantes. Disputa a fase decisiva do Campeonato Colombiano, o quadrangular semifinal. Garantiu vaga para a decisão no último fim de semana, mas isso após estressantes duelos contra o rival Millonarios, o Deportivo Cali e o Once Caldas. A última semana sem jogo às quartas ou quintas-feiras foi no fim de março. O ritmo é impressionante: foram 28 jogos nos últimos três meses. Ainda não terá Arias em campo. A tendência é de uma equipe que atue resguardada, como fez contra o Grêmio na Arena. Qualquer gol fora de casa, algo que o time conseguiu em todos os jogos nesta Libertadores, será muito comemorado.

O Olímpia, ao contrário, utilizou o último mês para deixar sua equipe em ritmo competitivo, mas sem o stress de ter que buscar resultados. Ao contrário do Santa Fé, que perdeu um de seus principais jogadores por lesão, chega embalado, mais descansado, e com três reforços (Benítez, Giménez e Mazzacotte, todos vindos do futebol argentino). Joga em casa, tem mais tradição e terá o Defensores del Chaco lotado a seu favor. É o favorito de hoje à noite.

Em tempo:
- Scocco, Heinze, Vergini e Orzán tiveram seus vínculos regularizados pelo Newell's e enfrentam o Atlético-MG. A renovação de Scocco por quatro anos e o alto valor de seu passe dificultam a tentativa do Inter de buscá-lo. Até agora, só o Santos fez proposta oficial, recusada pelo clube de Rosário, que parece ser o de melhor saúde financeira do futebol argentino, ao lado do Vélez.

- A Copa do Brasil também recomeça hoje, com Salgueiro x Criciúma abrindo a terceira fase no sertão pernambucano. Pela Série B, a volta tem Bragantino x América-RN e Paysandu x Guaratinguetá. Começam também as principais competições do continente europeu: a Liga dos Campeões e a Liga Europa, ainda em suas fases eliminatórias iniciais, sem nenhum time conhecido em campo.

Comentários