Gols que fazem desabar



Falar de desabamento em um jogo na Fonte Nova nunca é uma boa ideia, mas figurativamente foi o que ocorreu ao Bahia no jogo de hoje. Antes de sofrer o primeiro gol do Corinthians, o Tricolor era impetuoso, explorava os lados do campo muito bem e parecia ter condições de buscar a vitória. Depois que Pato fez 1 a 0, tudo ruiu. E a vitória paulista veio ao natural. Tudo em duas falhas de Madson, que era justamente um dos melhores da equipe baiana quando o placar estava em branco.

Cristóvão Borges está no começo de um bom trabalho em Salvador. O Bahia começou o jogo sem medo do Corinthians, mesmo sendo tecnicamente muito inferior. Talisca e Madson compunham uma dupla envolvente pela direita, fazendo Fábio Santos sofrer na marcação. Pela esquerda, Marquinhos Gabriel e Raul é que subiam muitas vezes com perigo. No centro, Fernandão sempre pronto para dar o bote sobre o goleiro Cássio. Com jogadas envolventes pelos lados e uma marcação bem ajustada era o time da casa.

Aí, a qualidade técnica passou a falar mais alto. O Corinthians achou seu primeiro gol em falha de marcação baiana, que deixou o baixinho Madson sozinho numa disputa com Pato. Sem conseguir alcançar a bola pelo alto, o lateral viu Pato dominar livre, perder na primeira e pegar o rebote para fazer na segunda tentativa. Foi uma ducha fria. Perdido, o Bahia deu mole outra vez atrás, e de novo com Madson, que afastou mal, nos pés certeiros de Pato, que acertou de primeira, no ângulo, um golaço. A coruja estava pelada.

O segundo tempo chegou a ser monótono, dada a falta de forças do Bahia para tentar uma reação. Cristóvão não mudou a equipe, e nem havia muito porque trocar peças, até pela própria falta de bons reservas. O Corinthians tratou de administrar a vantagem e buscar contragolpes. No mais belo deles, Guerrero limpou a marcação com um drible espetacular e parou numa defesaça de Marcelo Lomba. Nota triste para a lesão facial de Renato Augusto, cinco anos depois de ter ficado um período afastado do futebol pelo mesmo motivo. Saiu chorando de campo.

O Corinthians consegue uma excelente vitória em sua volta ao Brasileiro, e de fato o Timão não pode mais perder pontos preciosos, como no começo do certame. Sem Paulinho, o time de Tite perdeu muito do seu elemento-surpresa, mas ainda tem força de sobra. Sem Danilo, Douglas e Renato Augusto, o treinador sacou Ibson como último recurso, para se ter uma ideia do nível do grupo. A Fonte Nova já viu uma boa demonstração de força, mesmo que a atuação tenha sido apenas razoável.

Campeonato Brasileiro 2013 - 6ª rodada
7/julho/2013
BAHIA 0 x CORINTHIANS 2
Local: Fonte Nova, Salvador (BA)
Árbitro: Péricles Cortez (RJ)
Público: 23.715
Renda: R$ 1.023.050,00
Gols: Pato 32 e 42 do 1º
Cartão amarelo: Fabrício Lusa e Rafael Miranda
BAHIA: Marcelo Lomba (6), Madson (3,5), Lucas Fonseca (5,5), Titi (4,5) e Raul (5) (Jussandro, 24 do 2º); Fahel (5), Fabrício Lusa (4,5), Rafael Miranda (4,5), Talisca (5,5) e Marquinhos Gabriel (5); Fernandão (5) (Souza, 39 do 1º - 4,5). Técnico: Cristóvão Borges (4,5)
CORINTHIANS: Cássio (5,5), Edenílson (5,5), Gil (6), Chicão (5,5) e Fábio Santos (5); Ralf (6), Guilherme (5,5) e Renato Augusto (5,5) (Ibson, 8 do 2º - 5); Romarinho (6) (Maldonado, 42 do 2º - sem nota), Guerrero (6) e Pato (7,5) (Léo, 36 do 2º - sem nota). Técnico: Tite (6,5)

Comentários