Um bom reforço

Problemas de indisciplina se administram. Falta de qualidade não. A contratação de Jorge Henrique pelo Internacional é um alento num momento difícil que vive o clube em relação ao mercado de jogadores. Sem dinheiro para pleitear grandes tacadas, a direção do Inter agiu certo: foi ao Corinthians, buscou um jogador desgastado dentro do clube paulista e o traz para o Beira-Rio, onde será, no mínimo, muito útil.

Com Forlán e Leandro Damião, Jorge Henrique não será titular. Mesmo que Damião seja vendido, dificilmente formará o ataque com o uruguaio num 4-4-2 - seria preciso buscar um novo camisa 9, neste caso. Mesmo assim, sua importância será grande para o elenco, num campeonato como o Brasileiro, onde o grupo pesa muito. No cenário atual do Inter, onde Gilberto, Cassiano e Mike disputam um lugar ao lado do contestado Rafael Moura no ataque, a presença de Jorge Henrique já não deixaria a peteca cair em termos de qualidade técnica.

Dunga não costuma mudar de esquema, mas até isso o novo reforço é capaz de proporcionar. No Corinthians, muitos dos melhores momentos de Jorge Henrique não foram como atacante, mas como um ponta recuado, uma espécie de meia aberto, seja por um lado ou pelo outro. A polivalência é uma de suas virtudes, o espírito combativo é outra importante. Jorge Henrique é capaz de cobrir desfalques no ataque ou no meio-campo. Com Caio em condições de jogar, o nível do plantel colorado em termos ofensivos já cresce.

O curioso será ver um dos maiores carrascos colorados nos últimos anos vestindo justamente a camiseta rubra. Certamente será bem melhor tê-lo a favor que do outro lado.

Estreias e reestreias
A volta da geral da Arena do Grêmio é a grande novidade para quem for acompanhar de perto o belo confronto entre Grêmio e Vitória. Serão dois dos invictos do Brasileirão em campo. O bom começo dos baianos dá uma dimensão mais interessante ainda à partida, que será a primeira do novo estádio gremista em Brasileiros. Para completar, Kleber voltará a ser titular do ataque, ao lado de Barcos. Enfim, motivos não faltam para assistir à partida. Comentarei o jogo pela Rádio Estação Web, a partir das 21h, diretamente da Arena.

O primeiro classificado
Os dois países que abrirão a Copa das Confederações são também os dois primeiros garantidos na Copa do Mundo do ano que vem. Além do Brasil, país-sede, o Japão empatou em 1 a 1 com a Austrália e carimbou a vaga para o seu quinto Mundial seguido.

Comentários

Lourenço disse…
Sempre gostei do Jorge Henrique. É um jogador que faz poucos gols, mas joga muito bem no 4-2-3-1, esquema que Dunga deve montar. Chega em uma idade não para dar retorno financeiro, mas para chegar e estar à disposição. Deve ser titular, com D'Alessandro centralizado, Forlan em uma ponta, ele na outra e o Damião, mais acompanhado, na frente.
Vicente Fonseca disse…
Acho essa uma ótima opção de esquema, mas duvido que o Jorge Henrique seja titular no começo, ou que o Dunga mude a formação para esta que tu sugere. Primeiro, porque Fred vem sendo o melhor jogador do Inter neste começo de Brasileiro. Segundo, porque Dunga dificilmente muda a formação. Tanto que o Caio, que vinha fazendo por merecer a titularidade, ainda não conseguiu um lugar no time.