Quem é quem na Copa das Confederações

A Copa das Confederações, enfim, começa amanhã. Pode não ser o maior evento do futebol mundial, mas ainda assim é o maior realizado no Brasil desde a Copa do Mundo de 1950. Coincidentemente ou não, será iniciado numa semana marcada por protestos que vão muito além do simples aumento da passagem de ônibus em algumas capitais. Um dos muitos motivos de insatisfação geral de um bom setor da população é, justamente, o gasto excessivo do governo com estádios, algo que deveria caber, evidentemente, à iniciativa privada, se fôssemos um país sério. Nem é preciso nos alongarmos a respeito de o quanto estas manifestações são justas, e o quanto a reação do Estado é desproporcional, violenta e autoritária.

Ao mesmo tempo, a ideia de que o torneio será um fracasso de público não condiz com o alto número de ingressos vendidos até o momento, por antecipação. 61 mil pessoas já estão garantidas em México x Itália, jogo da primeira rodada, sem envolver a seleção brasileira. A final terá 59 mil espectadores no mínimo. A média de público do torneio já é de no mínimo 35 mil pessoas por jogo, antes mesmo dele começar. "Imagina na Copa", como diriam os céticos. Certamente, todos estarão lotados, ou perto disso. O problema nunca foi o de encher público nos dois grandes eventos da FIFA. O desafio é mantê-los cheios após a realização da Copa do Mundo, algo que só alguns estádios serão capazes, enquanto outros tendem a virar caríssimos coliseus.

Voltando o foco para dentro do campo, trazemos agora um miniguia da Copa das Confederações para os leitores do Carta na Manga, falando um pouco mais sobre cada equipe, do Brasil ao Taiti. Nossa cobertura dos jogos será extensa, e transmitiremos as partidas pela Rádio Estação Web, deste sábado, 15, até o domingo, dia 30, data da grande final. Para a Copa de 2014, não se preocupem: nosso pré-torneio será muito maior que um simples post como este. Em 2010, fizemos 50 posts especiais antes da Copa da África do Sul; em 2014, certamente aumentaremos e muito este número. Promessa é dívida!

BRASIL
Maior campeão da Copa das Confederações, o Brasil chega na edição de 2013 bem diferente da situação que vivia em sua última conquista, em 2009. Há quatro anos, Dunga mantinha um trabalho sólido, de três temporadas e time consolidado. Agora, Luiz Felipe Scolari, técnico pentacampeão em 2002, tenta arrumar a casa, após duas temporadas ruins com Mano Menezes. Se a 22ª colocação no Ranking da FIFA (o Brasil figura atrás de equipes como Bélgica, Bósnia, Suíça e Grécia) é ilusória devido ao fato de o time não jogar as Eliminatórias, é fato que a seleção pena contra equipes grandes. O fato de jogar em casa pode ser um peso contrário também. No entanto, tudo é treinamento: disputar um torneio em casa, sob pressão, buscando encontrar a escalação ideal, é o ensaio que o Brasil precisava para chegar forte ao Mundial de 2014. Isso tudo fora a pressão fora de campo, para que o torneio ocorra bem, sem problemas nos estádios e cidades-sede, com o país provando que pode receber uma competição de alto porte. Mas aí não é problema de Felipão.
Classificado como: país-sede
Time base: Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar.
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Destaque principal: Neymar
Ranking da FIFA: 22º
Retrospecto na Copa das Confederações: 3 títulos (1997, 2005 e 2009), 4 finais, 5 semifinais, 6 participações.
Tabela na fase de grupos
15/06, sábado, 16h - Brasil x Japão - Brasília
19/06, quarta, 16h - Brasil x México - Fortaleza
22/06, sábado, 16h - Brasil x Itália - Salvador

JAPÃO
Foi-se o tempo em que o futebol do extremo oriente era sinônimo de jogadores ingênuos e fisicamente frágeis. Muitos dos principais jogadores da seleção japonesa jogam em alguns dos principais times da Europa, como o meia-atacante Kagawa, do Manchester United, e o meia Honda, ídolo maior do futebol nipônico, atualmente no CSKA Moscou. O Japão se classificou com folga nas eliminatórias asiáticas, e é o único país, ao lado do Brasil, garantido na Copa de 2014. Costuma complicar a vida da seleção (na Copa das Confederações de 2005, empatou em 2 a 2 com o Brasil na fase de grupos), mas levou 4 a 0 do Brasil ao natural em outubro do ano passado. O azar foi ter caído em um grupo difícil, mas as chances de classificação existem.
Classificado como: campeão asiático
Time-base: Kawashima, Uchida, Konno, Yoshida e Nagatomo; Hasebe, Endo, Honda e Kagawa; Okazaki e Maeda.
Técnico: Alberto Zaccheroni
Destaque principal: Honda
Ranking da FIFA: 32º
Retrospecto na Copa das Confederações: 1 vice (2001), 4 participações.
Tabela na fase de grupos
15/06, sábado, 16h - Brasil x Japão - Brasília
19/06, quarta, 19h - Japão x Itália - Recife
22/06, sábado, 16h - Japão x México - Belo Horizonte

MÉXICO
O México chega ao Brasil com uma invencibilidade de 13 jogos, mas em mau momento. A explicação é simples: nas últimas 9 partidas que disputou, 8 terminaram empatadas. A sequência de empates coloca o time mexicano, inclusive, sob risco de não se classificar para o Mundial de 2014. Apesar disso, é uma equipe a ser bastante respeitada, capaz de eliminar a Itália ou até mesmo o Brasil na fase de grupos, até por se dar bem normalmente contra estas duas seleções. Campeão olímpico no ano passado, o México mescla alguns jogadores que conquistaram o ouro em Londres como nomes mais experientes. Mesmo com resultados recentes ruins, é uma das forças da competição.
Classificado como: campeão centro-norte americano e caribenho
Time-base: Corona, Flores, Moreno, Rodríguez e Salcido; Zavala, Herrera, Barrera e Guardado; Hernández e De Nigris.
Técnico: José Manuel de la Torre
Destaque principal: Hernández
Ranking da FIFA: 17º
Retrospecto na Copa das Confederações: 1 título (1999), 2 semifinais, 5 participações.
Tabela na fase de grupos
16/06, domingo, 16h - México x Itália - Rio de Janeiro
19/06, quarta, 16h - Brasil x México - Fortaleza
22/06, sábado, 16h - Japão x México - Belo Horizonte

ITÁLIA
A Itália decadente que deu fiasco na Copa de 2010 faz parte do passado. Com o trabalho de renovação feito por Cesare Prandelli, novos nomes chegaram à seleção e já fizeram bonito no ano passado, quando a equipe derrotou a favorita Alemanha e foi vice-campeã europeia, além de passear nas atuais eliminatórias para 2014. Ainda assim, é um time longe de seus grandes esquadrões: a equipe ainda depende do talento do veteraníssimo Pirlo na meia-cancha, e dos gols do tão poderoso quanto imprevisível Balotelli na frente. Como sempre, é um time forte defensivamente, e sem a limitação ofensiva de outros tempos. A boa atuação no recente empate em 2 a 2 com o Brasil é um bom cartão de visitas: a Azzurra de Prandelli também domina os jogos, não é apenas um time reativo. Quem espera aquela velha Itália do catenaccio pode se dar mal.
Classificada como: vice-campeã europeia
Time-base: Buffon, Abate, Barzagli, Chiellini e De Sciglio; De Rossi, Pirlo, Montolivo, Giaccherini e Marchisio; Balotelli.
Técnico: Cesare Prandelli
Destaque principal: Balotelli
Ranking da FIFA:
Retrospecto na Copa das Confederações: 1 participação
Tabela na fase de grupos
16/06, domingo, 16h - México x Itália - Rio de Janeiro
19/06, quarta, 19h - Japão x Itália - Recife
22/06 - sábado, 16h - Brasil x Itália - Salvador

ESPANHA
Sem Argentina e Alemanha, a Espanha tem, com folga, o melhor time da Copa das Confederações. Mesmo que o torneio seja realizado no pentacampeão mundial Brasil, é a principal favorita para a conquista do título, o time a ser batido na competição. O fato de ser a única taça que ainda falta no currículo da Fúria (em 2009, o time foi eliminado surpreendentemente pelos Estados Unidos na semifinal) motiva os jogadores. O esquema é o conhecido 4-3-3, armado há anos por Vicente del Bosque. O elenco é numeroso e qualificadíssimo, a ponto de jogadores como Villa, Torres, Mata e Fábregas serem opções no banco de reservas. E a média de idade não é problema: apesar de atuar há mais de meia década junto, este time titular espanhol só tem três jogadores acima dos 30 anos (Casillas, Arbeloa e Xavi). Ainda há muita lenha para queimar, e a excepcional Eurocopa feita pela equipe há um ano deixa isso muito claro.
Classificada como: campeã mundial e bicampeã europeia
Time-base: Casillas, Arbeloa, Ramos, Piqué e Alba; Busquets, Xavi e Iniesta; Pedro, Soldado e Silva.
Técnico: Vicente del Bosque
Destaque principal: Xavi
Ranking da FIFA:
Retrospecto na Copa das Confederações: 1 semifinal, 1 participação
Tabela na fase de grupos
16/06, domingo, 19h - Espanha x Uruguai - Recife
20/06, quinta, 16h - Espanha x Taiti - Rio de Janeiro
23/06, domingo, 16h - Espanha x Nigéria - Fortaleza

URUGUAI
A Celeste chega ao Brasil com um time parecido com o que ficou em 4º lugar na Copa de 2010 e foi campeão da América com autoridade em 2011. Ao mesmo tempo, é uma incógnita: conseguirá o Uruguai repetir o futebol de tempos não tão distantes ou apresentará o mesmo futebol irregular que tem desempenhado nas Eliminatórias? A equipe vem de duas boas vitórias recentes, em amistoso diante da França e fora de casa, contra a Venezuela, que lhe recolocou em boa posição para chegar ao Mundial. Oscar Tabarez certamente tentará o título, mas a prioridade uruguaia é clara: usar a Copa das Confederações como um modo de afinar o time para os quatro jogos que restam nas eliminatórias, onde a equipe não está em situação nada tranquila.
Classificado como: campeão sul-americano
Time-base: Muslera, Maxi Pereira, Lugano, Godín e Cáceres; Pérez, Gargano, Ramírez e Rodríguez. Cavani e Suárez.
Técnico: Oscar Tabarez
Destaque principal: Suárez
Ranking da FIFA: 19º
Retrospecto na Copa das Confederações: 1 semifinal, 1 participação
Tabela na fase de grupos
16/06, domingo, 19h - Espanha x Uruguai - Recife
20/06, quinta, 19h - Uruguai x Nigéria - Salvador
23/06, domingo, 16h - Uruguai x Taiti - Recife

TAITI
O Taiti é justificadamente o time mais exótico da Copa das Confederações. Com a imensa maioria do elenco formada por jogadores semiprofissionais, vem ao Brasil realizar um sonho de disputar uma competição da FIFA. Os objetivos já foram alcançados: o que vier é lucro - conhecer o Maracanã talvez seja o maior deles. A equipe se classificou como campeã da Oceania após disputar somente dois jogos: 1 a 0 contra as Ilhas Salomão, na semifinal, e o mesmo placar na final, contra a Nova Caledônia, beneficiada pelo fato de a Nova Zelândia levar time sub-20 ao torneio (a Austrália joga pela confederação asiática). A fragilidade é evidente: na fase das eliminatórias da Oceania para a Copa, a equipe tem cinco derrotas em seis jogos, com 12 gols sofridos e só dois feitos. O objetivo, no Brasil, é não sofrer goleadas históricas. Levar 7 a 0 do Chile sub-20 em um amistoso preparatório demonstra que a tarefa não será nada fácil.
Classificado como: campeão da Oceania
Time-base: Samin, Faatiarau, Tchen, Wagemann e Lemaire; Arañeda, Poroiae, Caroine e Rochette; Atani e Tihoni.
Técnico: Eddy Etaeta
Destaque principal: Lemaire
Ranking da FIFA: 138º
Retrospecto na Copa das Confederações: estreante
Tabela na fase de grupos
17/06, segunda, 16h - Taiti x Nigéria - Belo Horizonte
20/06, quinta, 16h - Espanha x Taiti - Rio de Janeiro
23/06, domingo, 16h - Uruguai x Taiti - Recife

NIGÉRIA
A forte crise interna abala a seleção nigeriana. Problemas de pagamento de prêmios, comuns em seleções africanas às vésperas de disputa de grandes torneios, devem comprometer a campanha da campeã africana no Brasil, tornando o Uruguai o favorito para alcançar a classificação para a semifinal, ao lado da Espanha. Ainda assim, tecnicamente, a Nigéria tem uma equipe bastante respeitável, com jogadores que se destacam no futebol europeu. O fantasma de 1998, quando derrotou a Espanha na Copa do Mundo da França, ainda incomoda os atuais campeões do mundo. Resolvendo seus problemas internos, a equipe tem condições de ir longe. O problema maior é justamente resolvê-los.
Classificada como: campeã africana
Time-base: Enyeama, Oboabona, Omeruo, Ambrose e Elderson; Mikel, Mba, Oduamadi e Onazi; Ujah e Musa.
Técnico: Stephen Keshi
Destaque principal: Mikel
Ranking da FIFA: 31º
Retrospecto na Copa das Confederações: 1 semifinal, 1 participação
Tabela na fase de grupos
17/06, segunda, 16h - Taiti x Nigéria - Belo Horizonte
20/06, quinta, 19h - Uruguai x Nigéria - Salvador
23/06, domingo, 16h - Espanha x Nigéria - Fortaleza

Comentários