O cavalo encilhado

Na mesma semana em que Neymar deixa o Santos, Muricy Ramalho é demitido. Não deixa de ser curioso. A impressão que passa é que o técnico tetracampeão brasileiro só permanecia no Peixe graças ao seu camisa 11. Bastou Neymar sair para que ele caísse.

De todo modo, o ciclo de Muricy na Vila Belmiro já estava encerrado há pelos menos seis meses. O grande feito de ter transformado o irregular time de 2011 num campeão da América ninguém tira do carrancudo treinador. Porém, depois disso, veio uma coleção de insucessos: goleada para o Barcelona na final do Mundial, eliminação para o Corinthians na Libertadores, um Brasileiro ruim em 2012 e um vice-campeonato paulista agora. Há simplesmente dois anos o Peixe não joga um futebol realmente convincente. Neymar era uma solução ímpar, mas a dependência que o time adquiriu em relação a ele foi excessiva, e não benéfica à equipe. Só no Palmeiras Muricy teve trabalho pior, embora tenha sido justamente no Santos que ele conquistou sua única Libertadores. Neste caso, é preciso levar em conta o desempenho geral, não se ater apenas aos títulos conquistados.

A demissão de Muricy atiça uma curiosidade que jamais será saciada: como ele teria ido no Santos sem Neymar? Conseguiria montar um time forte em termos de conjunto sem o craque? Conseguiria formar uma equipe de forma mais equilibrada, não tão dependente de uma peça só? Times solidários, metódicos, "feios", são a cara de Muricy. O elenco do Peixe não é tão bom quanto outros que ele já treinou, mas está longe de ser um desastre. Uma boa campanha neste Brasileiro era até possível realizar. Fim de ciclo é fim de ciclo, mas a direção santista precisa levar em conta que demitiu o maior especialista no Brasileiro de pontos corridos com duas das 38 rodadas disputadas, o que é sempre um risco.

Tudo isso é ótimo para o Grêmio, que vê o Peixe em meio a uma mudança completa de seu panorama do futebol na véspera do confronto entre ambos na Vila Belmiro. O cavalo tricolor está encilhado. Ganhar em Santos não é fácil (o Grêmio só conseguiu duas vezes, o Inter nenhuma), mas o time gaúcho é tecnicamente superior e pegará um adversário que não convence ninguém, está sem Neymar, Muricy e cheio de nomes novos, todos ainda se conhecendo. Se a intenção gremista é brigar pelo título, fazer os três pontos hoje à tarde é uma ótima ideia, principalmente por ser uma tarefa bem possível de ser alcançada.

Comentários