Uma vitória como tinha que ser



Depois de um princípio de crise, contestação interna, eliminações constrangedoras e ameaça de saída de alguns jogadores importantes, o Grêmio precisava começar o Campeonato Brasileiro com uma vitória. E a conseguiu do melhor modo possível: com naturalidade, tranquilidade, superioridade, mas sem um show que causasse qualquer empolgação precipitada. O time de Vanderlei Luxemburgo dominou o Náutico quase que o jogo todo, impôs o seu melhor nível desde o início e começa o certame que é sua mais nova prioridade com os 3 pontos, sempre muito mais fundamentais do que propriamente as boas atuações.

Mas, para este Grêmio, tão importante quanto vencer era também jogar bem, pois a equipe anda devendo um bom futebol em 2013. E o time conseguiu. A atitude que faltou na Libertadores e no Gauchão sobrou hoje no Alfredo Jaconi. Souza, tímido no começo deste ano, foi o símbolo disso, se transformando em campo. Participou da ótima jogada coletiva do primeiro gol e deu o cruzamento para Elano marcar o segundo, além de ter sido visto em quase todos os lugares, participando sempre com muita intensidade. O camisa 7, aliás, parece ainda sem ritmo, mas a fluidez da criação gremista é outra com ele em campo, tamanha sua inteligência para descobrir sempre a melhor opção no melhor momento.

O Grêmio fez seu gol, diminuiu o ritmo, viu o Náutico crescer no início do segundo tempo, mas logo se adonou novamente da partida. Pressionou o time pernambucano até conseguir o 2 a 0 que definia a parada e seguiu criando perigo. Não encheu os olhos, longe disso, mas foi consistente. Luxemburgo sabe como poucos que, no Campeonato Brasileiro, o importante é conquistar pontos, especialmente dentro de casa, mais especialmente ainda contra os adversários mais fracos. Foi exatamente o que o seu time fez em Caxias do Sul.

Não houve grandes destaques individuais, mas o conjunto se sobressaiu. Bressan fez uma partida muito segura, Pará e Alex Telles idem. Fernando, em seu possível último jogo, foi discreto porque o jogo não lhe exigiu - Silas entrou com uma proposta esdrúxula, de três volantes e três atacantes, sem meias, já que seu elenco é fraco nesta posição. Sobrou espaço para o Grêmio dominar o setor e faltou conexão entre defesa e ataque no Náutico, um time que quase não levou perigo ao gol de Dida. E mesmo com três volantes, o time não marcou bem, pois sobrava espaços para os contra-ataques, onde Vargas foi sempre perigoso, e Barcos, embora um tanto longe demais da área, importante nas paredes.

Campeonato Brasileiro 2013 - 1ª rodada
GRÊMIO (2): Dida; Pará, Werley, Bressan e Alex Telles; Fernando, Souza, Elano (Guilherme Biteco) e Zé Roberto; Vargas (Kleber) e Barcos (Welliton). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
NÁUTICO (0): Felipe; Maranhão, João Filipe, Luís Eduardo e Josa; Elicarlos, Rodrigo Souto e Martinez; Caion (Adeílson), Élton e Rogério (Jones Carioca). Técnico: Silas
Local: Estádio Alfredo Jaconi, Caxias do Sul (RS); Data: domingo, 26/05/2013, 16:00; Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima (SP); Público: 11.925; Renda: R$ 268.290,00; Gols: Zé Roberto 15 do 1º; Elano 25 do 2º

Comentários

Samir disse…
Gostei demais do Alex Telles hj, talvez tenha feito sua melhor partida pelo Grêmio. Souza, como bem citaste, voltou a jogar bem, marcando firme e chegando bem a frente.

Atitude, era só o que se esperava nessa partida, e tivemos, já é algo.

Com a ausência do Fernando, Marco Antonio assume a função, professor?
Vicente Fonseca disse…
Acho que o Alex caiu um pouco no segundo tempo, mas foi muito bem no primeiro. Não compromete atrás e ainda tem boas subidas na frente. Tá mandando bem o guri mesmo.

Tava pensando nesse substituto do Fernando, Samir. O cara ali acho que deveria ser o Matheus Biteco, não? Marco Antônio anda meio esquecido, mas seria uma opção válida, ao menos enquanto o Adriano está lesionado. Se o Fernando for mesmo vendido, tem que contratar alguém.
Chico disse…
O importante é começar vencendo. Grande vitória contra os nossos fregueses do norte. Souza foi o melhor jogador da partida. Foi impressão ou o Tricolor se sentiu mais em casa no Alfredo Jaconi do que na arena?
Vicente Fonseca disse…
Provavelmente sim, Chico, por um motivo muito simples: o clima era muito mais leve no Jaconi que seria na Arena, onde certamente haveria mais corneta e pressão. O gol cedo ajudou também. Fora que não havia um setor inteiro do estádio interditado...
Samir disse…
Sabes que eu não tenho referências sobre o Mateus Biteco, professor. Não sei se é um jogador com qualidade para sair para o jogo ou se é mais marcador mesmo.

Cito o Marco Antonio pq as melhores partidas dele pelo Grêmio foram com ele jogando nessa função, sendo o segundo do meio campo. Não tem a capacidade de marcação do Fernando, mas tem qualidade para dar velocidade e sair jogando.
Vicente Fonseca disse…
Não tenho tantas referências também, Samir. São os jogos que ele fez neste Gauchão mesmo. Atuou normalmente como segundo volante, com saída bem razoável, mas sem grande chegada à frente. Não é primeiro homem, como o Fernando. Aí, só o Adriano mesmo.

Fala-se em Rafael Carioca casoo Fernando saia. Acho uma ótima alternativa. Reposição à altura.