O fim de um sonho caipira



O fim do surpreendente Mogi Mirim não merecia ser tão cruel no Campeonato Paulista. Segundo melhor time da primeira fase, à frente de Santos, Corinthians e Palmeiras, a equipe rubra reviveu os bons tempos do Carrossel Caipira de Rivaldo, Válber e Leto, em 1992. Com duas diferenças: pode até não haver nenhum futuro melhor do mundo no time de 2013, mas, naquele ano, o encantamento se deu diante de adversários bem mais fracos, longe de enfrentamentos contra os gigantes do estado.

Ontem, a equipe quase eliminou o Santos, um time que ainda não jogou nada perto do que se espera, mas que ainda tem seis titulares campeões da América em 2011 (entre eles, claro, Neymar), o argentino Montillo no meio, o badalado André como banco no ataque e Muricy Ramalho, fazendo seu pior trabalho dos últimos anos, no banco de reservas. O primeiro tempo terminou em 1 a 0, gol de Roni, e de forma merecida, pois era o time da casa que jogava melhor.

Na etapa final, claro, ocorreu o natural recuo, mas a pressão não era tão insuportável a ponto de o gol santista sair naturalmente. No começo, aliás, era o Mogi quem parecia mais perto do segundo gol, em ótimas escapas do liso Caramelo pela direita. No entanto, Edu Dracena empatou de cabeça aos 31. O Peixe não jogou quase nada, Neymar teve atuação decepcionante, mas trata-se de um time de chegada, experiente, que vai para sua quinta final de Paulistão seguida, a sexta em sete anos. Roni, um dos melhores em campo, foi cruelmente um dos que erraram as cobranças de pênalti. Rafael brilhou de novo, pegando duas, para frustração da imensa maioria dos 17 mil torcedores presentes.

Inevitavelmente, o Mogi Mirim passará por um desmanche. Todos os clubes do interior paulista que fazem grande campanha sofrem o assédio dos grandes. O Santo André de 2011, a Portuguesa (que não é do interior, mas é pequena) da Série B daquele mesmo ano, o Guarani do ano passado, todos sofrem se não estão na elite do futebol brasileiro. Roger, ex-meia do Inter em 2007, deve conseguir uma transferência. Parece mais maduro do que nos tempos de Beira-Rio. Caramelo, João Paulo, Val, Roni e Henrique, entre outros, também. Se por um milagre todos ficarem, a Série C de 2013 já tem um grande favorito.

Comentários