Equilíbrio, no fim das contas

Assim como em 2011, o Brasil encheu as oitavas de final com seus representantes. Naquele ano, só o Corinthians, que foi eliminado antes mesmo da fase de grupos, não chegou entre os 16 melhores. Agora, absolutamente todos os seis representantes chegaram. Os mais otimistas já previam quatro brasileiros na semifinal, com os países vizinhos simplesmente alijados da disputa. Aquela velha mania de grandeza de sempre, por mais que a bola várias vezes puna e diga o contrário.

Assim como em 2011, repetindo as primeiras palavras do parágrafo anterior, quatro equipes foram eliminadas nas oitavas. Restam duas para contar história: o irresistível Atlético Mineiro de Cuca e o instável Fluminense de Abel Braga. Os três paulistas e o Grêmio já sobraram. No caso gremista e no corintiano, para times tecnicamente inferiores - prova de que na Libertadores isso nem sempre entra em campo.

O número de brasileiros nas quartas é o mesmo do de argentinos, que colocaram Newell's e Boca entre os oito melhores. Há ainda o mexicano Tijuana, o paraguaio Olímpia, o colombiano Santa Fé e o peruano Real Garcilaso. O escândalo todo criado pelo novo presidente da Conmebol para diminuir o número de argentinos e brasileiros na Libertadores em nome do equilíbrio não encontra justificativa na realidade da atual Copa. Aliás, de quase nenhuma. Afinal, com o regulamento antigo, a presença de dois argentinos e dois brasileiros entre os oito era constante da mesma forma.

Atlético Mineiro x Tijuana: com a eliminação de Corinthians e Grêmio, o Galo tem no papel o melhor time da Libertadores - na prática já vem tendo desde o início da competição. É mais time que o Tijuana e favorito para o confronto. A viagem longa vale para os dois times, mas é preciso cuidado com a grama sintética. Lá, até o sólido Timão perdeu. Quem passar pega nas semifinais o vencedor de Newell's x Boca. O Atlético enfrentará o Fluminense se ambos passarem de fase, no cruzamento doméstico forçado da semifinal.

Newell's Old Boys x Boca Juniors: dos times que sobraram na Libertadores, o Boca e o Olímpia são os únicos que já foram campeões dela. A chance de um campeão inédito, portanto, é grande, mas isso favorece o time das velhas raposas Bianchi e Riquelme, que conhecem como nenhum outro rival ainda vivo os caminhos da Copa. Para este confronto caseiro, o Newell's é favorito. Tem um time melhor, mais técnico e que está disposto a fazer história. Quem passar pega Atlético Mineiro ou Tijuana nas semifinais. Em caso de cruzamento brasileiro forçado, o vencedor enfrenta quem passar entre Santa Fé e Real Garcilaso.

Olímpia x Fluminense: parada dura para o Tricolor Carioca. O Olímpia é inferior tecnicamente, mas tem o melhor time em mãos desde o título continental de 2002. Assim como o Newell's, vem extremamente motivado e conta um caldeirão a seu lado. Embora seja pior tecnicamente que o time argentino, o goleou na fase de grupos e acabou inclusive à sua frente na chave. Com todos os problemas porque passa o Flu, é quase impossível cravar sua classificação, pois as chances beiram o 50-50. Quem passar pega Santa Fé ou Garcilaso. Se o Galo eliminar o Tijuana, faz confronto brasileiro com o Tricolor na semifinal.

Santa Fé x Real Garcilaso: confronto repetido da fase de grupos, quando tivemos empate em 1 a 1 no Peru e vitória dos colombianos por 2 a 0 em Bogotá. Dois times que surpreenderam ex-campeões, e por isso vêm motivados. O Santa Fé é favorito: segunda melhor campanha geral da fase de grupos, tem um time mais experiente e encorpado. Não sentirá a altitude de Cuzco e vem pronto para fazer história. Quem passar pega Fluminense ou Olímpia nas semifinais. Em caso de cruzamento forçado entre brasileiros na semifinal, o rival sai do jogo entre Newell's x Boca.

Comentários

Franke disse…
Meu palpitazo é que passam:

Galo
Newell's
Flu
Santa Fé
Vicente Fonseca disse…
Olha, eu fico na dúvida entre Flu e Olímpia, mas de resto concordo contigo: Galo, Newell's e Santa Fé chegam.
Franke disse…
Também acho Olímpia e Flu o mais incerto. Mas acho que os cariocas passam na marra, saldo qualificado, gol nos acréscimos, jogo horrível, aquela coisa.
Lourenço disse…
Eu torço por uma final entre Newell's e Olímpia, com título para os paraguaios.