Pintou o campeão

Pintou o campeão europeu da temporada: é o Borussia Dortmund. Não tem um time tecnicamente superior ao Barcelona, Bayern München ou Real Madrid, mas a garra demonstrada hoje, no Westfalenstadion, foi incrível. Praticamente eliminado, o time alemão perdia até os 44 minutos do segundo tempo, mas conseguiu dois gols que lhe deram uma virada histórica e uma classificação inesquecível diante do Málaga, o azarão das quartas de final, mas cheio de dinheiro vindo do Catar.

E como seria injusto o Dortmund ficar de fora. Não apenas por ser um grande time e fazer uma grande campanha, mas porque foi prejudicado pela arbitragem, que deu um gol em impedimento do português Eliseu aos 36 minutos do segundo tempo, que decretava o 2 a 1 e praticamente matava o time da casa. Mas com uma raça incomum e muita pressão da torcida, o time alemão empatou aos 45 e virou aos 47. Felipe Santana, zagueiro brasileiro ex-Figueirense, virou centroavante por orientação do técnico Jürgen Klopp. Participou do gol de empate e fez o da vitória. Golaço do treinador germânico.

Uma vitória deste naipe deve elevar sobremaneira a confiança do Borussia Dortmund. Se isso já é o suficiente para torná-lo um favorito ao título, cabe lembrar que é uma equipe ainda invicta na Liga dos Campeões, que venceu e empatou com o Real Madrid, o outro semifinalista conhecido na tarde de hoje. Se um time que é bicampeão alemão, está invicto e se classifica com tamanha gana como hoje não é candidatíssimo, quem é, então?

Todos são, na verdade. Passando Barcelona e Bayern amanhã (ou PSG e Juventus, por terem os suplantado), todos os quatro semifinalistas entram com credenciais suficientes para levantarem a taça, especialmente no que diz respeito à qualidade técnica. Minha aposta no Borussia é pela forma como o time superou as adversidades hoje. Ter brios a este ponto não é para qualquer um - nenhum de seus rivais até agora conseguiu, ou precisou mostrar, superação assim. Mas desconfiem de meus palpites. Falei com desânimo deste confronto entre Dortmund e Málaga na semana passada, dizendo que não era um enfrentamento digno (especialmente por conta dos espanhóis) de quartas de final da Liga dos Campeões. Foi não só digno como histórico.

Comentários

Lourenço disse…
Mas na real um dos gols do Dortmund também foi em impedimento, não lembro se o 2º ou 3º...
Mas acho que vence o futebol com a classificação do Dortmund.
Vicente Fonseca disse…
Sim, o terceiro. Vi só bem depois do jogo o impedimento, na hora parecia em condição legal. De todo modo, foi um erro para cada lado. Não dá para dizer que foi injusta a classificação.

Aliás, muitos erros de arbitragem, não só neste jogo, mas em toda a Champions. Erram tanto ou mais que aqui na América do Sul.