O último ensaio

Elano ficará de fora por um bom tempo, não apenas até quarta-feira. A lesão ligamentar que sofreu é péssima para o setor no qual o Grêmio mais se destaca desde o ano passado, que é o criativo. E obriga Vanderlei Luxemburgo a definir, de uma vez por todas, qual será seu substituto neste período.

A partida contra o Cruzeiro-RS tirou esta dúvida. Luxa não admite, disse que o problema naquela derrota foi a falta de empenho, mas não é burro: sabe bem que o 4-3-3 não funcionou, que faltou meio e sobraram funções erradas ao seu trio de frente. Tanto que voltou aos dois atacantes no jogo contra o Passo Fundo e hoje, diante do Cerâmica, não inventará: colocará Marco Antônio no lugar de Elano, ao lado de Zé Roberto, com Vargas e Barcos na frente. Kleber, que voltou bem de lesão, fica como uma ótima opção no banco. É assim mesmo que deve ser, não é necessário nem salutar escalar todos de uma vez.

Sem dúvida, trata-se da melhor alternativa. Marco Antônio não chega perto de Elano ou Kleber em termos de qualidade, mas tem feito partidas bastante razoáveis, e pode dar sua contribuição de um modo diferente: armando o jogo, como Elano faz, só diminuirá a qualidade do time neste setor. Mas saindo um pouco mais de trás, sendo como um segundo volante ao lado de Souza, e transformando o meio-campo num losango, pode qualificar a saída de bola, aumentar o poder de marcação e liberar ainda mais Zé Roberto para as tarefas ofensivas que ele tão bem sabe desempenhar. Seus melhores jogos no ano passado foram como segundo volante.

Hoje é o último ensaio antes da decisão da próxima quarta-feira. Certamente o Grêmio jogará de forma bem parecida hoje e contra o Fluminense, à exceção de André Santos, que vai à seleção e abre vaga para o persistente Fábio Aurélio. Até porque, sem Elano, é assim que a equipe deverá atuar pelo próximo mês - incluindo aí uma possível partida de ida das oitavas de final da Libertadores, caso o Tricolor passe mesmo pela fase de grupos.

Comentários