Campeão ou rebaixado?

O confuso regulamento do Campeonato Gaúcho provavelmente não permitirá que conheçamos, domingo que vem, quais serão os três times que descerão à segunda divisão estadual de 2014. Tudo porque um time pode ser um dos três últimos na tabela geral dos dois turnos, mas, se passar adiante, pode ser campeão da Taça Farroupilha e escapar do rebaixamento.

A situação mais curiosa e dramática é a do Canoas. Com 10 pontos no somatório dos turnos, não tem como sair da zona de rebaixamento. No entanto, ainda conta com chances mínimas de se classificar aos mata-matas da Taça Farroupilha. Precisará vencer o São Luiz no domingo e torcer para Santa Cruz e Esportivo empatarem. Além disso, terá de ser campeão do segundo turno ganhando todos os mata-matas fora de casa. É um quadro de morte cerebral.

O Novo Hamburgo, por outro lado, certamente não terminará o domingo rebaixado. Além de estar praticamente livre do risco matemático, já está nos mata-matas da Taça Farroupilha. Dos sete clubes que ainda correm risco de cair, só três já estão eliminados deste segundo turno: Cruzeiro, Cerâmica e São José. Novo Hamburgo, Pelotas, Santa Cruz e Canoas podem até terminar a tabela geral entre os três últimos, mas ter o decreto de seu rebaixamento adiado devido à possibilidade de título.

Quanto aos grandes, a última rodada será amistosa. E não só para Grêmio e Internacional: normalmente longas e enfadonhas, as fases iniciais dos estaduais estão chegando ao fim com poucos clubes de ponta ainda envolvidos em alguma disputa. Além da Dupla Gre-Nal, São Paulo, Santos, Corinthians, Palmeiras, Cruzeiro, Atlético-MG e Goiás não têm mais o que disputar até os mata-matas, enquanto Vasco e Flamengo, por pura incompetência, já estão eliminados. Mais um motivo para estes torneios terem seus formatos repensados.

Comentários