Calendário favorável

A marcação do jogo de ida contra o Santa Fé para o dia 2 de maio, daqui a duas semanas, é ótima para o Grêmio, sob todos os aspectos. Para um time que espera tantos jogadores lesionados retornarem de lesão, é uma semana a mais para tratá-los. Marco Antônio certamente já estará à disposição (deve voltar no meio da semana que vem), Elano talvez retorne, Werley ganha mais chances de jogar. Somente Adriano, cujo problema parece de fato ser mais sério, é desfalque. Além de Zé Roberto, suspenso, claro.

A tendência, com isso, é que Vanderlei Luxemburgo escale um time mais forte para encarar o São Luiz, na segunda-feira. Como o jogo com o Santa Fé é só na quinta da outra semana, é bem provável que o técnico gremista utilize as semifinais da Taça Farroupilha (caso o Grêmio elimine o time de Ijuí) para testar a formação que enfrentará os colombianos na Arena. Isto significa um time sem Zé Roberto no meio. O problema, justamente, é poder contar com os recuperados de lesão em um jogo de Gauchão. Seria bastante temerário arriscá-los.

Seja como for, a Libertadores deve permanecer sendo o foco total do Grêmio enquanto ele estiver vivo nela. Isto significa não pôr ninguém em risco e não desgastar o elenco demais. Ou seja: dificilmente o Tricolor entrará com força máxima na decisão da Taça Farroupilha, caso chegue até lá, porque ela ocorrerá em meio aos duelos com o Santa Fé. Se colocar todos os titulares, mesmo que seja em um Gre-Nal, estará errando. Serão dois confrontos duríssimos, por uma competição absolutamente mais importante, e com segunda partida na altitude de Bogotá - que não é a de La Paz, mas ajudou a vitimar o Grêmio na Sul-Americana do ano passado.

Nota: a Conmebol mudou a data de 2 para 1º de maio no fim da tarde desta sexta. Mas em nada altera o conteúdo do texto. Jogo no começo de maio é bem melhor para o Grêmio que na semana que vem.

Comentários

Sancho disse…
2007, os titulares jogaram as duas partidas das oitavas-de-final contra o São Paulo e as duas finais do Estadual contra o Juventude: quarta, domingo, quarta, domingo. Não só levou as duas, como embalou.

O Grêmio precisa ANIMICAMENTE parar de frescura e não-me-toque. Na dúvida, é melhor levar tudo a sério. Jogar com os reservas no Grê-Nal na Piratini não nos serviu para nada.

Vicente Fonseca disse…
Em 2007, todos os titulares estavam à disposição. Agora, não haverá Elano, Werley, Adriano, Marco Antônio... Já há gente demais de fora. Daqui a pouco o time vai mutilado para a Colômbia jogar uma decisão. Em 2011, foram tantas lesões no elenco que LINS atuou numa partida decisiva no Chile.

Acho que o Grêmio vai com titulares em todos os jogos a partir de agora. Discordo disso, mas acho que vai.