A noite esperada há um mês

O Grêmio perdeu dois dos quatro jogos em que entrou como favorito nesta Libertadores. Hoje à noite entrará teoricamente mais cotado para vencer pela quinta vez. No entanto, não há espaço para vacilo. É preciso ao menos empatar com o Fluminense para jogar por um empate diante do Huachipato, semana que vem. O Grupo 8 é tão maluco que 1 ou 3 pontos quase não fazem diferença, mesmo sendo este um confronto com a mais absoluta cara de decisão. Perder seria quase trágico: obrigaria o Tricolor Gaúcho a atacar o time chileno fora de casa. O Huachipato adora ser atacado, mas se atormenta a cada vez que precisa propor o jogo.

Mas é claro que o empate não satisfaz. Fazer 6 pontos contra o Fluminense seria uma marca importante e complicaria o time carioca para a última rodada, quando ainda não terá Fred precisando ganhar do Caracas. Para hoje, Abel Braga não contará também com Deco, Thiago Neves e Wellington Nem, apenas para citar os titulares mais importantes. A defesa é a titular, extremamente sólida, mas a promessa é de apenas três homens no meio. O Grêmio tem tudo para dominar este setor, e assim a partida. Futebol este time não precisa provar que tem. Brios, sim. É isso que se exige.

A opção por Marco Antônio é acertada. Foi a que melhor funcionou neste mês de testes pelo Gauchão. A lesão sofrida por Elano, que o deixará quase um mês fora, favorece a opção pelo camisa 11. Fosse apenas um jogo, como se pensava antes, tentar os três atacantes pareceria mais fácil a Vanderlei Luxemburgo. Mas perder uma peça-chave por um mês e modificar todo o esquema a partir disso é desatino.

É noite para ver o Grêmio mostrar força, se impor, demonstrar a fome pela vitória que todos cobram, aproveitar os desfalques do Fluminense, confirmar o favoritismo, trazer a torcida novamente para o seu lado. É noite de ver a Arena definitivamente pulsar como um caldeirão, sem orientadores podando a arte de torcer. É noite para o Grêmio convencer, o que é ainda mais importante que vencer, já que 1 ou 3 pontos dá praticamente no mesmo. É a noite que todos esperam há um mês, desde a inesperada e famigerada derrota na Venezuela. É a noite para o Grêmio dizer, enfim, a que veio nesta Libertadores.

Comentários

Milton Ribeiro disse…
Jogo que não decide nada. Só decide se o Grêmio terá de vencer ou empatar com o Huachipato. Melhor ir ao cinema.
Vicente Fonseca disse…
Já não é pouca coisa. Quem partiu para cima do Huachipato se deu mal. Precisar ganhar deles no Chile pode ser um problema e tanto - embora, claro, quem não passar por este teste não merece ir longe na Libertadores. Mas óbvio, o caráter decisivo do jogo se perdeu com a derrota do Caracas na semana passada.
Milton Ribeiro disse…
Vai no cinema, Vicente, não complica.

:¬))