Solidez e alguns problemas



O Milan que começou a temporada 2012/13 podia ser facilmente considerado um dos piores dos últimos tempos. Mas a reação da equipe é impressionante: a vitória sobre o Genoa, hoje à tarde, manteve uma invencibilidade de dez jogos no Campeonato Italiano. Já são 34 pontos nos últimos 15 jogos, o que transformou uma campanha da metade para baixo da tabela num integrante do seleto grupo que deve disputar a Liga dos Campeões do ano que vem.

Tenho visto menos jogos deste time do que eu gostaria de ver, e a observação do jogo desta sexta era uma boa chance, ainda mais estando a quatro dias da decisão contra o Barcelona, na próxima terça, pelas oitavas da Liga dos Campeões. Não há grandes segredos: o Milan está longe de ter um grande time tecnicamente, mas é muito bem constituído taticamente. Os laterais são medianos, mas Abbiati continua fazendo a diferença no gol e Mexes controla a zaga; o meio sim, é bom, com a segurança de Montolivo e a boa movimentação e consciência tática de Flamini e Muntari.

Na frente, a equipe de Massimilano Allegri tem alguns nomes muito bons, em especial El Sharaawy (hoje apagado), Pazzini e Balotelli. No entanto, é justamente aí que reside o perigo para a partida do Camp Nou. Balotelli não está inscrito na competição europeia, e Pazzini lesionou-se ainda no primeiro tempo do jogo de Gênova. Marcou um golaço mesmo lesionado, e logo saiu para a entrada do polêmico goleador afro-italiano.

Sem grandes jogadores, não era de se esperar uma grande atuação do Milan. Trata-se, no entanto, de um time correto. Atacou o fraco Genoa, candidato ao rebaixamento, até abrir o placar. Depois, jogou à italiana: fechou-se e tentou matar o adversário nos contra-ataques. Conseguiu o segundo gol, mas poderia ter tido pior sorte se o árbitro tivesse ao menos os dois existentes dos quatro pênaltis pretextados pelo Genoa durante o confronto.

Tal solidez defensiva me faz pensar que as chances de passar pelo Barcelona são grandes, após os 2 a 0 aplicados em Milão. Mas paremos por aí: o Milan ainda não tem time para ser campeão europeu - assim como o Porto, em 2004, e o Chelsea, no ano passado, também não pareciam ter. Mas, se a lógica prevalecer, há ao menos uma boa base para começar 2013/14 com perspectivas reais de conquistas.

Campeonato Italiano 2012/13 - 28ª rodada
8/março/2013
GENOA 0 x MILAN 2
Local: Luigi Ferraris, Gênova (ITA)
Árbitro: Antonio Damato
Público: não divulgado
Gols: Pazzini 22 do 1º; Balotelli 15 do 2º
Cartão amarelo: Bovo, Portanova, Antonelli, Flamini e Balotelli
Expulsão: Constant 20 do 2º
GENOA: Frey (5), Granqvist (5,5) (Jankovic, 32 do 2º - 5), Portanova (4,5) e Moretti (5); Cassani (5,5) (Immobile, 14 do 2º - 4,5), Bovo (5) (Jorquera, 24 do 2º - 5), Tozser (4,5), Vargas (5) e Antonelli (5); Bertolacci (5,5) e Borriello (5). Técnico: Davide Ballardini (4,5)
MILAN: Abbiati (7), De Sciglio (5,5), Mexes (6) (Yepes, intervalo - 6), Zapata (5,5) e Constant (4,5); Montolivo (5,5), Flamini (6,5) e Muntari (6); Niang (5), Pazzini (6,5) (Balotelli, 25 do 1º - 6,5) e El-Sharaawy (4,5) (Abate, 23 do 2º - 5,5). Técnico: Massimilano Allegri (6)

Comentários